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Comissão Eleitoral para os novos membros dos Conselhos Superiores disponibiliza a listagem nominal dos votantes aptos

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 13h55 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 13h57 | Acessos: 1927

Está disponível, entre os dias 7 e 11 de dezembro, a lista nominal dos integrantes da comunidade acadêmica aptos a votar na Consulta Eleitoral para os novos membros dos Conselhos Superiores. A iniciativa obedece ao art. 10 da Resolução Nº 086/2007, que trata da disponibilidade dos nomes dos votantes com antecedência de cinco dias da data da consulta, além da validação do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) e das credenciais dos eleitores. Os interessados podem consultar a lista AQUI.

Estão aptos a votar os docentes ativos e inativos (aposentados) do quadro permanente da FUA, os alunos de graduação, pós-graduação stricto sensu ou Residência Médica da Ufam devidamente matriculados e os servidores técnico-administrativos em educação ativos e inativos (aposentados) do quadro permanente da FUA, nos termos do art. 2º da Resolução CONSUNI nº 086/2007.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Jorge Campos, é fundamental a conferência da listagem para que, caso haja algum problema cadastral, os eleitores entrem em contato para correção. “O pleito ocorre dia 15 de dezembro, de forma virtual, e os membros da comunidade acadêmica têm de 7 a 11 de dezembro para conferir seu nome na lista. Caso haja alguma incompatibilidade, os discentes da graduação devem encaminhar solicitação de alteração à Coordenação de Orientação Acadêmica (COA) no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Já os discentes da Pós-Graduação devem contactar os e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e para os servidores ativos e inativos da Universidade são os seguintes contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.”, explicou.

O professor lembrou ainda que esse é o primeiro pleito que ocorre de forma online. “Entendemos a nossa responsabilidade, enquanto Comissão Eleitoral, por estarmos fazendo a primeira consulta à comunidade acadêmica para os novos membros dos Conselhos Superiores de forma virtual. Essa experiência pode servir de base para futuros pleitos. Agradeço ao empenho dos membros da Comissão, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e ao procurador federal André Bessa que vem nos auxiliando sobre a legalidade do processo”, disse.

O diretor do CTIC, servidor Jorge Carlos Magno, explicou que o Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está disponível desde outubro de 2011 no Portal de Software Público. As etapas do processo são geração de lista Preliminar de docentes, técnico administrativo e discentes aptos ao voto; validação da Relação de eleitores aptos ao voto pela Comissão; carga e conferência de eleitores validados pela Comissão no Sistema SAELE; preparação e configuração para simulação da Comissão do sistema SAELE; simulação e validação do Sistema com carga de eleitores pelas Unidades e Comissão e realizar zerésima em conjunto com a Comissão Eleitoral e disponibilização do sistema para processo eleitoral.

“A opção pela utilização deste software da Ufam reflete a busca à eficiência com base no princípio da colaboração, compartilhamento, cooperação, padrões abertos, licenciamento livre e prestação de serviços à sociedade. O sistema SAELE é um sistema consolidado, e esperamos disponibilizar mais esse serviço digital de forma a atender a esse processo de forma eficiente, rápida e segura na Universidade”, finalizou.

Sobre a Consulta

A Consulta à Comunidade Interna e Externa para a escolha dos novos membros para os Conselhos Superiores ocorrerá de forma virtual, no dia 15 de dezembro, com período de votação previsto para iniciar às 7h e finalizar às 20h, por meio de link e informações que serão disponibilizados na Página da Comissão Eleitoral. Foram homologadas duas inscrições da comunidade externa, 30 inscrições de técnico-administrativos em educação, 48 candidaturas docentes, 44 candidaturas discentes e foram indeferidas sete inscrições. Confira todas as Inscrições de Candidaturas Homologadas.

Serão escolhidos para atuação junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) 23 representantes docentes, sendo um representante de cada unidade acadêmica; nove representantes discentes; nove representantes do corpo técnico-administrativo e dois representantes da sociedade civil. Para atuação junto ao Conselho de Administração (CONSAD), serão escolhidos quatro representantes discentes e sete representantes do corpo técnico-administrativo. Já para atuação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) serão escolhidos sete representantes discentes e quatro representantes do corpo técnico-administrativo. Além dos titulares escolhidos, serão considerados suplentes de cada categoria, em ordem decrescente de votos, os candidatos que não obtiverem classificação para ocupação da vaga.

De acordo com o Edital de Chamamento Público nº 30/2020, no dia 22 de dezembro, será enviado ao Presidente do Consuni o resultado do pleito. Mais informações ou dúvidas relacionadas ao processo de eleição devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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