Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Programação especial celebra os 50 anos de conquistas da Faced

Programação especial celebra os 50 anos de conquistas da Faced

• Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 16h26
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 15h14

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Nem a pandemia do novo coronavírus vai impedir a Ufam e a comunidade da Faculdade de Educação (Faced) de comemorar os 50 anos de existência da Unidade. A solenidade, que homenageará grandes nomes da história da Faced, será realizada virtualmente na tarde desta terça-feira, 30, às 16h, com transmissão pelo canal da Ascom Ufam no Youtube e pelo perfil da Ufam no Facebook.

Reconhecer o compromisso de todos aqueles que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da Faced e, consequentemente, da Educação do Amazonas é o objetivo maior da cerimônia desta terça-feira. “Celebrar 50 anos de trajetória da Faculdade de Educação representa a renovação dos compromissos desta unidade com o ensino, pesquisa e pós-graduação e extensão, em cerimônia importante para a sociedade amazonense e para nossa comunidade interna”, destaca o reitor Sylvio Puga. “Por isso, convidamos todos os membros da nossa comunidade e a sociedade em geral a prestigiar esse momento especial”, disse.

“A solenidade será uma oportunidade de homenagear a Faculdade de Educação, sua história e seus docentes, técnicos, estudantes e egressos. Foi um desafio adaptar para o mundo virtual essas homenagens, mas esperamos que todos se sintam contemplados”, declara a diretora da Faced, professora Silvia Conde, que há 26 anos acompanha de perto a construção da história da Unidade Acadêmica.

Nestas cinco décadas de trabalho em prol da formação cidadã do povo do Amazonas, a Faced contou com muitos colaboradores, por isso, na cerimônia, serão homenageados todos os diretores e vice-diretores, os servidores aposentados, os servidores falecidos e os estudantes, segundo adianta a gestora da Faculdade. “São muitas conquistas, dentre elas, a busca constante pela excelência no curso de Pedagogia, cujos egressos, são aprovados nos concursos da rede estadual e municipal de ensino do Amazonas e em processos seletivos para mestrado e doutorado em diversas instituições; a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação; o Curso de Formação de Professores Indígenas; a presença em diversas municípios do Estado do Amazonas com os Programa Especial de Formação Docente (PEFD) e agora com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)”, listou a gestora.

“Professor Claudio e eu fomos eleitos para o quadriênio 2018-2020. Ambos somos egressos da Faced. Estar nos cargos da direção nesse momento de festividade, especialmente enfrentando a pandemia da covid-19, significa a responsabilidade de não esquecer ninguém que construiu essa história e nos deixou o legado de dar continuidade aos processos formativos sob a perspectiva da educação pública, gratuita, democrática como caminho possível para a construção de uma cidadania plena”, completa a docente.

Faced em Números

A Faced conta com 88 docentes na ativa e 11 técnico-administrativos.

Dois cursos de Licenciatura em Pedagogia: um matutino, outro vespertino, com 878 matrículas ativas.

Um curso de Formação de Professores Indígenas, com 294 estudantes matriculados.

Tem o próprio Programa de Pós-Graduação em Educação com os cursos de mestrado e doutorado.

Mais de 1160 professores formados só na primeira etapa do Parfor, em 19 municípios do Amazonas.

Transmissão

Para acompanhar a solenidade da Faced acesse o canal da Ascom Ufam no youtube ou o perfil Ufamoficial no Facebook.