Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Icet produz álcool em gel para distribuição em Itacoatiara

Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 13h28 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 14h52 | Acessos: 891

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam), localizado em Itacoatiara, trabalha em parceria com as autoridades locais de saúde na prevenção e conscientização da população a fim de conter as transmissões por COVID-19 na região. As ações incluem a fabricação e distribuição de álcool em gel em pontos estratégicos e a diluição de álcool para que possam ser utilizados de forma eficaz na higienização dos ambientes nas unidades de saúde. 

O responsável pela fabricação do álcool em gel, professor Flávio Nogueira da Costa, explica a importância da prevenção, orientação e da integração entre Universidade, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento à pandemia. “Do ponto de vista social, a Universidade engaja-se numa luta que é de toda a sociedade. A Ufam contribui com orientações e também na fabricação de materiais básicos necessários para conter o avanço da doença na cidade. A fabricação de álcool em gel no Instituto é uma forma de ajudar a sociedade com um produto que está em falta no mercado”, destaca o professor.  

O diretor do Icet, professor Geone Maia Corrêa, informa que a distribuição do material produzido é coordenado com as autoridades de saúde local. “O material é entregue diretamente aos técnicos da Prefeitura. Além da produção e distribuição de álcool em gel, a Ufam trabalha na elaboração de materiais digitais com orientações a população sobre os cuidados e as formas de prevenção da doença. Há também uma preocupação com a verificação das informações divulgadas nas mídias sociais, alertando a população quanto às possíveis fake news. A parceria entre Universidade e poder público local cumpre e ressalta, mais uma vez, a função da Ufam com o tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão”, destaca.

Conscientização infantil

O Instituto também produziu uma cartilha informativa voltada para o público infantil. Os professores responsáveis pela produção do material, Fabrício Valentim e Eliane Batista Freitas, explicam que atividades lúdicas e informativas facilitam o aprendizado. 

Segundo a docente Eliane Batista, é necessário um olhar cuidadoso ao tratar dessas informações com as crianças. “Desde o início da pandemia, nós, os adultos, temos recebido um grande número de informações sobre o coronavírus. Mas e nossas crianças? Como têm sido informadas? Foi assim que o Icet/Ufam, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, nos solicitou um material onde pudéssemos falar às crianças pequenas e então pensamos no livreto com desenhos e pinturas. O desenho e a pintura são uma importante forma de linguagem para a criança e são essenciais para o pleno desenvolvimento das mesmas”, explica. 

A professora lembra ainda que as atividades sugeridas contribuem para a construção de significação do pensamento infantil neste tempo de isolamento social. “Por meio do desenho e da pintura, a criança entende o mundo ao seu redor, além de se fazer compreendida algumas vezes pelos adultos, a partir das representações e diversas formas de desenho e pintura", finaliza.

Baixe a cartilha AQUI.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página