Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Plataforma Ufam Digital reúne nove sistemas de apoio ao aprendizado
Início do conteúdo da página

Plataforma Ufam Digital reúne nove sistemas de apoio ao aprendizado

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 09h41 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 10h08 | Acessos: 3787

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam 

 

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conta, desde o início de maio, com a plataforma Ufam Digital. A ferramenta reúne, em um só lugar, nove sistemas de apoio ao aprendizado. Lá, estão disponíveis o Sistema de Bibliotecas da Universidade do Amazonas (SISTEBIB), Portal de Periódico da Capes, O Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE), Repositório Institucional Ufam (RIU), eCampus, Google for Education,  Conferência Web, Moodle e Microsofft Teams. 

A iniciativa foi idealizada pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação, professor David Lopes Neto, a Ufam Digital permite que os docentes se apropriem de ferramentas digitais para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologia da informação e comunicação (TIC), com metodologias ativas e, também, como sistemas de apoio ao aprendizado centrado no aluno e o professor no papel de mediador e facilitador da aprendizagem. Ressalta o pró-reitor que se trata de adição de diferentes tecnologias para melhoria da qualidade dos cursos presenciais, com diversificação de recursos didáticos e estratégias de ensino voltadas para a aprendizagem híbrida.  

“Para as Atividades Extracurriculares Especiais, a plataforma Ufam Digital é uma vitrine de oportunidades aos docentes que queiram ofertar as atividades de forma remota. Uma nova cultura já é realidade no mundo e nas universidades, a cibercultura, na qual as pessoas lidam cotidianamente com o digital em rede na vida prática, é o ensino híbrido na educação superior para promover a virada curricular. Essas ferramentas digitais tornarão as aulas presenciais mais prazerosas por adicionar as TIC e impulsionar as novas disciplinas semipresenciais e a criação, futuramente, quando tivermos estrutura e docentes capacitados em EAD, de novos cursos na modalidade EAD, pois, os cursos presenciais sempre serão presenciais, o que já está sendo adicionada, são as formas de “ensinagem”, ou seja, de ensino e aprendizagem”, explica o pró-reitor. 

Segundo o diretor do CTIC, servidor Jorge Carlos Magno, a ideia é facilitar o acesso da comunidade acadêmica. “A plataforma agrega os principais repositórios de publicação acadêmica da Instituição, sua plataforma acadêmica-administrativa, eCampus e plataformas de aprendizagem remota disponíveis institucionalmente. Dentre essas, destaca-se a Google G Suite for Education, disponibilizada a todos às instituições integrantes do Sistema RNP, da qual a Ufam faz parte”, explica.

O gestor lembra ainda que o portal Ufam Digital está em estágio de versão ‘beta’. “Isso permite o recebimento de sugestões e opiniões de usuários por meio do atendimento a usuário do CTIC (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), com o objetivo de corrigir eventuais erros e aprimorar o serviço”, finaliza o diretor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página