PET: ‘Encontro de Saberes Indígenas Amazonenses’ é a única proposta da Região Norte selecionada pelo MEC
O grupo do Programa de Educação Tutorial Encontro de Saberes Indígenas, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC/PET), no âmbito do Programa, e alcança primeira colocação no Lote II: Rede Encontro de Saberes. A proposta tem como objetivo desenvolver novas práticas pedagógicas que contribuam com outras atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de cultura no âmbito da curricularização da extensão no Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas (FPI).
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
Revisão Rozana Soares
Para a diretora do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), Jane Maria Castro Guidão, foram enviadas ao MEC três propostas, mas, apenas a do ‘Encontro de Saberes Indígenas Amazonenses foi selecionada no Lote II: Rede Encontro de Saberes, obtendo nota 10. “Para a nossa surpresa, a proposta superou universidades importantes do contexto nacional”, afirmou a diretora do DPA.
A criação do mais novo grupo Pet integrará aos 16 grupos existentes da Ufam, que dentro de sua área de conhecimento, envolverá a interdisciplinaridade entre as Ciências Humanas, Sociais, da natureza e da linguagem, explicou Jane Guidão.
O atual tutor, professor Gerson Ribeiro Bacury, do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI/Faced), disse que com a formação de um novo grupo no contexto da Educação Indígena possibilitará o fortalecimento da relação entre a Ufam e as comunidades indígenas amazonenses, assim como em outros espaços da sociedade, considerando suas necessidades, anseios e saberes no âmbito das manifestações culturais, de autoafirmação indígena a serem experienciadas também nas escolas de Educação Básicas indígenas e não indígenas.
Para ele, a criação do Grupo PET/Encontro de Saberes Indígenas Amazonenses potencializará, por meio das atividades de ensino, extensão e pesquisa, a Matriz Curricular do Curso FPI/Faced/Ufam, tendo em vista que as mesmas se pautam na interação dialógica da comunidade acadêmica com comunidades tradicionais por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social.
“A proposta em questão conta com o envolvimento institucional da Ufam, por meio da Pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG), da Faculdade de Educação (Faced), na qual está vinculado o curso FPI/Faced/Ufam, juntamente com seu Colegiado de Curso e o Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI). Nesse sentido, como está preconizado no edital, esperamos contar também com o apoio de uma estrutura física adequada para a realização a atividade propostas no projeto do Grupo PET/Encontro de Saberes Indígenas Amazonenses, a saber: uma sala munida de mobiliário, equipamentos e recursos tecnológicos/acesso à internet e apoio para aquisição de material de consumo”, assegurou o docente.
Esse espaço também será destinado aos estudos e pesquisas do grupo (que contará com um quantitativo de 19 pessoas entre estudantes indígenas bolsistas, voluntários e mais o professor tutor), para que os petianos indígenas possam desenvolver e dedicar-se 20h semanais às atividades de ensino, de pesquisa e de extensão propostas nesse projeto, sob a supervisão do professor tutor, completou Gerson Bacury que conta com o apoio institucional para a participação do grupo em congressos e eventos relacionados ao programa.
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