Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Comitê de Governança Digital aprova minuta de Política de Controle de Acesso, que segue para apreciação no Consad
Início do conteúdo da página

Comitê de Governança Digital aprova minuta de Política de Controle de Acesso, que segue para apreciação no Consad

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 15h38 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 08h38 | Acessos: 172

Em reunião realizada na última quinta-feira, 10, os membros do Comitê de Governança Digital da Universidade Federal do Amazonas (CGD/Ufam) aprovaram por unanimidade a minuta da Política de Segurança da Informação. Agora o documento segue para a apreciação do Conselho de Administração (Consad). O reitor e também presidente do CGD, professor Sylvio Puga, presidiu o evento, que, além dos membros do CGD, teve a participação dos pró-reitores de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, professores Almir Menezes e Adriana Malheiro, respectivamente, e da representante da Pró-Reitoria de Administração, TAE Kátia Rufino.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

Segundo o reitor, depois de aprovada a minuta, o documento será formatado conforme o modelo legislativo para ser apresentado junto ao Conselho de Administração (Consad). “Hoje nós demos um passo importante nesse processo, com a aprovação da minuta, e esperamos que ainda este ano o Consad aprecie, evidentemente, a sua aprovação”, disse Sylvio Puga.

“O Ctic trabalha permanentemente não apenas pela oferta de todos os serviços disponibilizados para a comunidade interna, mas também pela melhoria deles. Então, a segurança é uma atividade fundamental para o Ctic. Com a política, todo o manancial de informações que trafegam no contexto da Universidade passará a ter mais segurança, realizando-se a partir das modificações aprovadas”, completou o reitor.

A coordenadora de Segurança da Informação do Ctic, Márcia Regina Moraes de Paula, acredita que essa normativa é essencial para direcionar os fluxos informativos no contexto da Universidade com mais segurança. “Tal demanda é uma solicitação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) que, por meio da Secretaria de Governo Digital, orienta a implantação do Programa de Privacidade Segurança da Informação (PPSI). A garantia da  segurança digital nos órgãos públicos passa principalmente pelo controle de acesso aos recursos de TI", situou a coordenadora do CSEGINFO/CTIC.

Gilberto Aires Libânia, também do CSEGINFO/CTIC, reiterou que o controle de acesso tem na sua base a Política de Segurança da Informação Institucional aprovada nessa reunião. Ele considera que, ao instituir a referida política, esta Universidade terá maior controle de segurança, resguardando suas bases de dados e efetivando a proteção de dados pessoais, o que resulta na mitigação de problemas como o acesso indevido e evita, por exemplo, as tentativas de invasão.

"É com um sistema protetivo forte e resiliente que, conformado pela Política de Segurança,  que assegura o acesso com boas práticas de segurança, podendo evitar incidentes, acesso não autorizados aos ativos, à rede, aos sistemas e às contas, entre outras situações", elencou Gilberto Libânia ao qualificar a nova política institucional para o setor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página