Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias Destaque > Delegação da Ufam participa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Brasília
Início do conteúdo da página

Delegação da Ufam participa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Brasília

Acessos: 480

Os JUBs ocorre até o dia 19 de outubro e é considerado o maior encontro esportivo universitário da América Latina, com mais de 6 mil atletas, disputando 31 modalidades

Atletas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participaram, na última quarta-feira, dia 9, da cerimônia de abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Brasília. Ao todo, são 17 discentes da Ufam que participam das disputas de basquete feminino, judô, natação, atletismo, breaking e ⁠clash royale. Os JUBs vai até dia 19 de outubro e é considerado o maior encontro esportivo universitário da América Latina, com mais de 6 mil atletas, disputando 31 modalidades. 

Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), as competições ocorrem na piscina reformada do Complexo Esportivo Mané Garrincha, na nova pista de atletismo da Universidade de Brasília (UnB) e no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Além disso, o programa esportivo desta edição inclui quatro modalidades paradesportivas: atletismo, badminton, natação e tênis de mesa. 

De acordo com Kleia Santos, coordenadora de esportes da Ufam e dirigente oficial do Amazonas, o JUBs tem relevância significativa para a formação dos estudantes-atletas. “Os Jogos estimulam a troca de experiências, o desenvolvimento esportivo, sociais e emocionais dos atletas”, destacou. 

O técnico do time de basquete feminino da Ufam, professor Walcymar Aranha, explicou que os Jogos Universitários Brasileiro é uma competição extensiva dos Jogos Universitários a nível estadual os Jogos Universitários do Amazonas - JUA's. “Essa é uma importante competição no país por reunir instituições federais, estaduais e privadas participantes de competições individuais e coletivas através do calendário anual da Confederação Brasileira Universitária de Desporto - CBDU. É um evento de grande porte e de integração universitária do esporte no Brasil”, disse.

O professor Walcymar Aranha, que também é técnico da equipe masculina de basquete desde 1992, enfatiza a necessidade de uma maior preocupação das Instituições de Ensino Superior - IES na disponibilidade orçamentária destinada ao esporte universitário. “Participar de competições a nível estadual e nacional dialoga diretamente com a formação social e cultural dos alunos universitários, além de contribuir para a integralidade educacional a nível superior”, finalizou.

Atleta de Natação, Tainá Schwartz diz que o esporte sempre foi uma parte essencial na vida dela. "Desde muito jovem, meus pais, que foram atletas na juventude, me incentivaram a me envolver em várias modalidades, mas foi na natação que me encontrei. No início deste ano, participei do JUBS Atlética, onde conquistei medalhas de ouro nos 50m costas e prata nos 50m borboleta representando a Universidade", enumera a acadêmica de Odontologia.

"Infelizmente, na minha primeira prova aqui em Brasília senti muita dor no ombro, no entanto, essa lesão também me ensinou muito sobre paciência e superação. Acredito que as lesões, embora sejam momentos difíceis, fazem parte da jornada de qualquer atleta", recorda a atleta. 

"O JUBS é muito mais que uma competição. Representa uma oportunidade para os atletas universitários crescerem, não só fisicamente, mas intelectualmente. O esporte desenvolve disciplina, foco, trabalho em equipe, e, acima de tudo, nos ensina a lidar com desafios, algo que levamos para a vida acadêmica e profissional. Eu acredito que a prática esportiva é uma das principais ferramentas para a formação completa de qualquer estudante. Por isso, é essencial destacar o papel da Ufam e do incentivo dado, como o pagamento de passagens e ajuda de custo. Sem esse apoio, muitos atletas talentosos não conseguiriam levar o nome da nossa universidade a níveis tão altos. Esse tipo de investimento não só fortalece o esporte universitário, forma pessoas mais preparadas para enfrentar o futuro com resiliência e espírito de conquista", avalia a nadadora Tainá Schwartz.

Alunos/atletas

TAINA SCHWARTZ. Odontologia - Natação

LUCAS FREIRE. Física (Licenciatura) - Judô

BRUNA PEREIRA. Educação Física - Atletismo

CAMILE MATA. Educação Física - Natação

AILTON SERRAO ESQUERDO. Educação Física - Breaking.

FABIO PINHEIRO. Educação Física - Atletismo

VICTOR SOUZA. Educação Física - Atletismo

JORDAN MAIA BRANDAO NETO. Engenharia da Computação - Clash Royale

registrado em:
Fim do conteúdo da página