Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Na 28ᵃ edição, Conic encerra atividades com premiação aos melhores trabalhos de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Na 28ᵃ edição, Conic encerra atividades com premiação aos melhores trabalhos de Iniciação Científica

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 15h53 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 11h16 | Acessos: 3094

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

O Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas (XXVIII Conic/Ufam) teve suas atividades encerradas nesta terça-feira, 16, com a premiação dos melhores trabalhos de Iniciação Científica 2018/2019. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizado no setor Norte do Campus Universitário. 

Na composição da mesa de encerramento, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, esteve a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Baçal. Compuseram a mesa o diretor do Departamento de Pesquisa, professor Jamal Chaar; o representante do Comitê de Avaliação Externo, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Carlos Grandini; e a representante do Comitê de Avaliação Interno, professora Thais Espir.

Para a pró-reitora, a Ufam não é diferente das outras universidades brasileiras que enfrentam situações de dificuldades após o contingenciamento de recursos no atual contexto político. No entanto, a Universidade está caminhando no sentido contrário das ações impostos no campo da Ciência e Tecnologia. “Ao contrario de alguns, pensarem que poderíamos frear com o contingenciamento ou de inibir as chamadas de alunos para fazer iniciação científica, tomamos uma decisão contraria que foi estimular ainda mais alunos e professores a desenvolver trabalhos de iniciação científica”, disse a titular da Propesp.

Em continuidade, a pró-reitora acredita no fortalecimento da graduação a partir da prática científica, principalmente na universidade pública, o que proporciona ao aluno a melhor formação, permitindo assim o seu apego à ciência e a progressão rápida na aquisição do conhecimento. A professora Selma Baçal fez um resgate cronológico: "Em 2017, foram apresentados 850 projetos de pesquisa com aproximadamente 250 bolsas ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), 250 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras 60 pela Ufam. Em contraposição a esse quadro, em 2019, foram aportadas 1.250 bolsas".

“O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) cresceu mais de 200% nos últimos dois anos e traz muita alegria para nós, porque há um investimento na Instituição. Hoje, alcançamos 250 bolsas estáveis ofertadas há 10 anos pelo CNPq, mas conquistamos a marca de 440 para 2019/2020, estas ofertadas pela Fapeam; pela Ufam, 560 bolsas”, disse a pró-reitora. 

“Nenhuma universidade pública investe tão pesado na Iniciação Científica como a Ufam. Mas, há uma razão de ser, não investimos sem planejamento. Nós estamos pensando nos egressos que saem com a melhor formação, mas que são potencialmente os melhores candidatos para seleção de mestrado e doutorado dentro da Universidade. Quando visitamos os campi do interior do estado, alertamos aos alunos sobre a importância da iniciação científica no que tange na melhora de sua formação”, completou Selma Baçal.

O diretor do Departamento de Pesquisa, professor Jamal Chaar, disse que é com alegria em participa do Conic em que teve o maior número de participação de trabalhos e projetos em jornada do PIBIC, o qual considerou um fato histórico para a Universidade. O professor contabilizou mais 1.700 trabalhos e projetos de iniciação científica. Apesar da finalização do Conic na capital, o professor assegurou que as  atividades continuam nos campi do interior do estado, encerrando-se somente no mês de novembro.

Carlos Grandini destacou a excelência dos trabalhos de iniciação científica que considerou a primeira etapa, o caminho da jornada acadêmica, responsabilizando alunos e organizadores do XXVIII Conic pela qualidade do evento. Além disso, ele acredita no árduo esforço que seus pares tiveram na análise e na escolha dos trabalhos de pesquisa que poderiam ser indicados à Menção Honrosa. “Parabenizo a todos os envolvidos, orientando-os a não desistir e a seguir em frente, independente do peso que for carregado”, relatou o representante do Comitê de Avaliação Externo.

Melhor pesquisa por área

Isadora Silva Araújo, 22, finalista do Curso de História, ganhou a premiação como melhor trabalho por área, com a pesquisa intitulada “Da frasqueira de Jacy ao Nordeste (re)inventado: Grupo Carmin e o diálogo entre História e experiência de vida cotidiana no teatro documentário”, sob orientação do professor Glauber Cícero Ferreira Biazo.

Ela disse que o “resultado foi muito gratificante”. “O processo de pesquisa é duro, é difícil, é cansativo, mas este evento é o momento de confraternização para ver os trabalhos dos amigos e compartilhar junto essa alegria, que faz com que tudo ganhe uma nova significação.  O Pibic é um processo importante na Universidade e precisamos lutar para que isso continue existindo, possibilitando a aventura na pesquisa como resistência da Universidade Pública”, relatou Isadora Araújo.

Vitor Chaves Santos, 20, finalista do bacharelado em Matemática, avalia positivamente a premiação recebida, por meio da pesquisa intitulada “O princípio do Máximo e Aplicações Geométricas”, orientadora professora Juliana Ferreira Ribeiro de Miranda. “O esforço e a dedicação vêm sendo adquiridos ao longo das atividades desenvolvidas no próprio curso, e isso me fez adquirir com naturalidade certa maturidade. O Conic é importante e incentiva muito o processo de aprendizado, permitindo aos alunos continuar seus estudos no mestrado e no doutorado, porque motiva trabalhar com outras de forma de pesquisa com rigor e profundidade”, finalizou o acadêmico.  

Histórico

A XXVIII edição do Conic, expressando o êxito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), lançado em 1984, na Ufam, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), evidenciando o sucesso de um dos programas mais importantes já lançados pela agência e adotado pelas FAP’s de todo o País, a exemplo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Nesses 28 anos, o Conic mostra a contribuição do Pibic nos 110 anos da Ufam, formando milhares de alunos nas nove áreas do conhecimento organizados pelo CNPq e Capes, tendo papel determinante para a qualidade do profissional no mercado e na pós-graduação.

Nos últimos dez anos, houve um aumento expressivo na oferta de bolsas de Pibic, especialmente nos últimos dois anos, mesmo com toda a dificuldade e com a limitação de recursos. A evolução do número de projetos Pibic mostra a importância do programa na instituição e na região, tendo a Ufam atingido 1.782 projetos na edição 2018/2019, dos quais 1.176 (66%) tiveram apoio com bolsas IC do CNPq (250), Fapeam (366) e Ufam (560). Neste crescimento, tiveram destaques as áreas de Humanidades, Engenharias e Saúde.

Entretanto, as demandas de projetos e por bolsa ainda são maiores do que os recursos disponíveis, o que mostra a premente necessidade de aumento dos recursos. Ainda foram atingidos 10% do numero de alunos da Ufam com o Pibic, mas existe a meta de chegarmos a 2000 projetos com bolsa até o fim desta gestão, para continuar contribuindo com a melhor formação do estudante nos seus cursos, preparando-o para a Pós-Graduação e para mercado de trabalho, com vistas ao avanço da ciência, da tecnologia e da inovação na região o e desenvolvimento regional.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página