Rede nacional reúne 23 instituições federais de ensino em campanha sobre segurança da informação
Até junho, serão trabalhados os temas de Autenticação, Segurança Aplicada a Redes Sociais, Segurança em Redes, Vazamento de Dados, Phishing e Outros Golpes e, ainda, Códigos Maliciosos
Neste ano de 2025, a segurança da informação é trabalhada a partir de um Plano de Conscientização cujo projeto foi elaborado pelas instituições participantes do Colégio de Gestores de TI e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Federal Superior (IFES) vinculadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), dentre as quais a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A campanha Segurança no Elemento Humano – SEH está dividida em dois planos semestrais que incluem um conjunto de ações de conscientização e de mobilização, atuando em torno de uma temática específica a cada mês.
O objetivo da campanha é fortalecer a cultura de segurança da informação entre as 23 universidades parceiras, conscientizando a comunidade acadêmica a respeito da importância de se proteger as informações institucionais. Ao longo do ano, 12 temas prioritários serão tratados por meio de ações específicas, cuja implementação será realizada de forma escalonada a cada semana, com uso de ferramentas como e-mails informacionais, divulgação de cards nos perfis da instituição nas mídias sociais, veiculação de áudios e vídeos informativos e conteúdos adicionais.
Leia aqui o PDF do primeiro Plano Semestral SEH.
“Os materiais construídos colaborativamente servirão para identificar as necessidades de conscientização, definir estratégias de comunicação eficazes e implementar programas de treinamento que promovam a cultura de segurança da informação em todos os níveis das organizações”, explica a página criada para a campanha.
Dois Planos Semestrais
O Plano de Conscientização Semestral compreende os meses de janeiro a junho de 2025, e também pode ser compreendido como um Plano de Comunicação para a campanha. No documento, os primeiros seis temas são trabalhados um em cada mês, conforme esta distribuição: Autenticação (janeiro); Segurança Aplicada a Redes Sociais (fevereiro); Segurança em Redes (março); Vazamento de Dados (abril); Phishing e Outros Golpes (maio); e Códigos Maliciosos (junho).
Segundo o site da campanha, o Plano de Conscientização em Segurança da Informação visa a “apresentar os conteúdos e atividades produzidos por temática, e orientar a sua aplicação à comunidade institucional, além de oferecer formas de avaliar se os principais objetivos da campanha foram atingidos”. Ao final, será observado se estes dois objetivos foram alcançados: i) maior número de pessoas conscientes das questões relacionadas à segurança da informação. ii) ambiente digital mais seguro.
Ainda que grande parte das atividades administrativas e acadêmicas seja realizada com uso direto ou indireto de recursos digitais e emprego de dados disponíveis nos sistemas informáticos, alguns conceitos são desconhecidos das pessoas que fazem parte da comunidade universitária. Conceitos como o de Phishing ou de Códigos Maliciosos são alguns exemplos da necessidade de se ter campanhas como esta. Enquanto aquele primeiro se refere a um cibercrime em que se obtém informações pessoais de usuários através de e-mails, mensagens de texto ou mensagens diretas; este último se refere a programas desenvolvidos com o intuito de danificar e extrais informações de sistemas, podendo afetar todos os dispositivos que deles se utilizam (desktops, tablets, smartphones, modems, roteadores etc), sendo conhecidos como “malwares”.
“Este Plano é anual prevendo um tema por mês, e temas adicionais e sazonais considerando algumas datas festivas ou de grande possibilidade de ataques cibernéticos. Nesta versão preliminar, constam os primeiros seis temas para o primeiro semestre de 2025”, informa a página da campanha.
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