Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza outorga de grau para 19 novos profissionais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 15h17 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 16h28 | Acessos: 214

Com uma participação de 19 novos profissionais, aconteceu na última quarta-feira, 2, no auditório Eulálio Chaves, a cerimônia de outorga de grau de novos profissionais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade Federal do Amazonas (FCF/Ufam), do primeiro semestre de 2024. Presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, a sessão solene contou com a participação do diretor da FCF, professor Antônio Batista da Silva.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom.

Revisão Rozana Soares

Participaram da mesa de honra, além dos representantes institucionais, estiveram presentes, a paraninfa da turma e coordenadora do curso de Farmácia, professora Alcinira Furtado Farias; a homenageada com o nome da turma, professora Karen Regina Carim da Costa Magalhães; a patronesse da turma, professora Maria Ermelinda Filgueiras de Azevedo e a preceptora de estágio, farmacêutica Vivian do Nascimento Pereira.

Em pronunciamento, Puga rememora o fato em que ocorreu no mesmo auditório de formatura, o ingresso da turma através da matricula institucional, quando a turma contacta pela primeira vez o ambiente universitário. “Foi aqui que tudo começou, agora, anos depois, é o momento que a turma está de volta recebendo o grau acadêmico”, disse o reitor que entende que esse momento não é um ponto de chegada, mas sim o de partida.

Com isso, Puga pontuou que a turma foi preparada por uma equipe de profissionais que a coloca à disposição da sociedade, ou seja, que a coloca no mercado de trabalho. Nesse processo, o reitor enfatiza a qualidade de formação com o selo da Universidade que, em muitos casos, é disputado no mercado que, segundo ele, o diploma da Ufam faz a diferença na vida do aluno.

Como um processo ritualístico, o reitor agradeceu aos familiares dos recém formados por acredita na instituição, que o sonho é possível. “A caminhada é árdua e não poderia ser diferente, então, receber o diploma da Ufam não é fácil para nenhum curso, seja na capital ou no interior. O curso de Farmácia que tem uma história e uma tradição, temos a convicção de que, hoje, a sociedade amazonense recebe os melhores farmacêuticos (as) do estado do Amazonas”, completou.

O professor Antônio Batista da Silva, diretor da FCF, inicia seu pronunciamento discursando “O mito da Caverna”, de Platão, o que reverbera na subjetividade de apreensões do conhecimento, que segundo ele, isso se dá a partir de uma verdade. “Desejo a turma que busquem a felicidade, procurando fazer o correto e o correto está dentro de vocês. Então, procurem ser ou fazer àquilo que não queira que façam para você. Então, sejam felizes onde estiverem, parabéns!”, completou.

A professora Alcinira Furtado Farias, paraninfa da turma, disse que “hoje, não estamos apenas comemorando a conclusão de curso, mas, o início de uma jornada de transformação de vida”.

Galeria 1

Lista dos formandos do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas:

1. ALEX BORGES SAMUEL
  2. ARIANE SENNA FONSECA GONÇALVES