Página inicial > Notícias Destaque > Alunos do Instituto de Natureza e Cultura (INC), unidade da Ufam em Benjamim Constant, conquistam o primeiro lugar na premiação do I Inova Tabatinga Ideathon - Soluções Criativas e Inovadoras

Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 11h20 | Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2022, 13h15 | Acessos: 786

AmazOnline foi o trabalho apresentado pela equipe da Ufam durante o evento que tem o propósito de criar soluções inovadoras com foco na sustentabilidade da Floresta Amazônica. Outro destaque do evento foi a homenagem ao professor titular da Ufam, doutor Spartaco Astolfi Filho

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Fotos do acervo do professor Hattori

Os alunos do curso de Administração no Instituto de Natureza e Cultura (INC), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no município de Benjamim Constant, João Tumbes Aguila, Siel Bezerra da Silva,  Roberto Wagner Moreira dos Santos, Luan Kevin Guimarães dos Reis e Francisco Thor Mota Ramo, conquistaram, no último dia 29 de abril, o primeiro lugar durante a premiação do I Inova Tabatinga Ideathon - Soluções Criativas e Inovadoras.

Pódio
Realizado com o apoio da Ufam e promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e a  Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (Rami), o evento voltado a criar soluções inovadoras com foco na sustentabilidade da Floresta Amazônica recebeu 16 propostas que, após a análise pela equipe organizadora, apontou a equipe da Ufam, AmazOnline, como a vencedora da competição, seguida das equipes Creative4Solutions Arduvia Sustentável, que propôs a confecção de uma impressora 3D solar baseada no reuso de termoplásticos recicláveis e New Solar Tech, a qual apresentou a proposta de produção de placas fotovoltaicas para diminuir a dependência energética de fontes não-renováveis na Amazônia, ambas do Ifam, classificadas em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Membro da equipe vencedora pela Ufam, o aluno João Águila destaca que o foco da proposta da AmazOnline era solucionar problemas de conectividade de Internet em Benjamim Constant. “Em Benjamim Constant, enfrentávamos problemas diários com a instabilidade da Internet, o que gerava muitas falhas na comunicação entre discentes e professores e impactava, consequentemente, no acesso em tempo hábil ao material didático fornecido pelos professores ou na entrega de trabalhos acadêmicos, sempre com atraso. Então tivemos a ideia de criar um servidor exclusivo para alunos e nossa equipe apresentou o projeto para auxiliar os estudantes nas aulas remotas e híbridas através do uso de um sistema intranet. De modo geral, fomos a equipe que conseguiu compreender a importância da criação de um modelo de negócio e, com isso, pudemos aproveitar ao máximo o evento, conseguindo atingir os objetivos e tarefas previstas”, ressaltou o aluno.
Mentoria

Ele agradeceu, ainda, a mentoria recebida e comentou as próximas atividades da equipe vencedora. “Nossa equipe teve o diferencial  de contar com a espetacular mentoria dos professores Pedro Mariosa e Antônio Vagner. Agora a AmazOnline pretende, junto ao Instituto de Natureza e Cultura, implementar a proposta, considerando que as tecnologias educacionais buscam soluções para o contexto educacional, sendo o fator principal para que nosso grupo conseguisse a vitória no evento”, destacou João Águila.

Homenagem ao professor Spartaco

Outro destaque da Ufam no evento foi a homenagem ao professor Spartaco Astolfi Filho. Durante a solenidade de encerramento do I Inova Tabatinga Ideathon - Soluções Criativas e Inovadoras foram ressaltadas as principais contribuições do professor titular da Ufam para as inovações científicas na Amazônia. Ele recebeu um colar que levou pelo menos dez dias para ser confeccionado pelas mulheres do povo Marubo. Emocionado, ele agradeceu a honraria. “Foi a primeira vez que estive em Tabatinga. O evento foi realizado no Ifam, onde fomos muito bem recebidos. Foi uma experiência marcante minha primeira visita à tríplice fronteira. Os estudantes do Ifam, que eram maioria, fizeram bonito no Ideathon, mas o primeiro lugar ficou com a Ufam. Ainda na solenidade, recebi das mãos da Silvana Marubo um colar indígena de lembrança, uma honraria ímpar. Foi maravilhoso!”, declarou o pesquisador homenageado.