Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Reitor inaugura sede própria do SIASS

Reitor inaugura sede própria do SIASS

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 16h10
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 11h32

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Os servidores federais que utilizam os serviços da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), sediado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), agora, contam com um novo espaço físico. Localizado no setor Sul do Campus Universitário, o prédio fica atrás do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) e foi inaugurado na manhã de hoje, 7, pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.

Na ocasião, o reitor falou do trabalho silencioso, porém eficaz, daquela Unidade. “Quando os serviços oferecidos pelo SIASS não ocorrem de forma eficiente, as consequências tornam-se públicas no Conselho Universitário, na Procuradoria Jurídica e em conselhos de classe, como o de Medicina e o de Odontologia. O bom funcionamento do SIASS está diretamente ligado às ações e motivações de vocês. Não que não houvesse motivação antes; ao contrário, os servidores sempre fizeram com garra e com vontade. Agora, com a nova sede, o compromisso continua, e com melhores condições objetivas de trabalho. Eu só tenho a compartilhar com vocês essa alegria”, enfatiza.

O SIASS trabalha com perícia Oficial em Saúde, Vigilância e Promoção da Saúde e Atenção à Saúde. Está focado na inter-relação entre esses eixos, no trabalho em equipe multiprofissional, na avaliação dos ambientes e nas relações de trabalho. O reitor Sylvio Puga lembrou, ainda, que, mesmo com recursos escassos, a Ufam continua trabalhando para melhorar o atendimento à comunidade.

“Dentro do cenário de recurso escasso e necessidades ilimitadas, temos que usar da criatividade, do bom senso e acima de tudo, da nossa capacidade crítica para fazermos uma reflexão de como podemos nos tornar cada vez mais úteis à sociedade, por meio da Universidade”, completa o gestor.

Segundo a prefeita do Campus, a arquiteta Carmem Guimarães, entregar a  sede significa um desafio superado. “A prefeitura teve que conciliar a limitação de recursos financeiros com a necessidade do setor. Esse foi o desafio. Agora, depois de realizado, é gratificante entregar aos servidores federais um espaço amplo, agradável, funcional e, além disso, que respeita os critérios de acessibilidade”, destaca ela.

De acordo com a gestora do SIASS na Ufam, Renata Pinheiro, a sede do SIASS que fica na Ufam, além de atender os servidores da Instituição, atende ainda os servidores de outros dez órgãos, por meio de acordo de cooperação.

“A porta de entrada de todos os servidores que ingressam no serviço público federal é uma unidade SIASS. O primeiro contato com a instituição federal, depois da nomeação, ocorre no SIASS. Quando o aprovado, o candidato passa por perícia e, só então, toma posse. A unidade precisa estar bem estruturada, ter um local acolhedor para o colega que está chegando ao serviço federal. A nova sede também nos traz qualidade de trabalho e, sobretudo, possibilita criar a nossa identidade. Os benefícios trazidos pelo espaço próprio são tanto para quem trabalha no SIASS como para os servidores que atendemos aqui”, finaliza a gestora do sistema.

Homenagem

Durante a solenidade, houve uma homenagem à servidora aposentada Dalvalina Rodrigues Janu pelos serviços prestados à Instituição. Segundo a servidora, a conquista do espaço próprio para os próximos servidores é resultado de trabalho em equipe de anos. “Fico muito feliz de ser lembrada pelos colegas, pois sabemos que a conquista da nossa sede só vai melhorar a recepção dos colegas servidores que são atendidos aqui e o bem-estar dos que são lotados no SIASS”, conta.

Histórico

A Unidade SIASS/Ufam funcionou, inicialmente, no prédio do Cais, no fim de 2010. Em 2011, a Unidade mudou para as instalações da TV Ufam e, em 2016, voltou a dividir o espaço com o prédio do Cais.