Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Com prêmio de 100 mil reais, Concurso Cultural de empreendedorismo em saúde recebe inscrições até dia 30 de julho
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Com prêmio de 100 mil reais, Concurso Cultural de empreendedorismo em saúde recebe inscrições até dia 30 de julho

  • Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 16h18
  • Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 13h12
  • Acessos: 1691

Na região Norte, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é sede do HBS OnCampus

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam
 

A Associação Health Business Summit, até o dia 30 de julho, recebe inscrições para o Concurso Cultural ‘Tirando do Papel Ideias que Salvam Vidas’. A iniciativa busca propostas empreendedoras em saúde para obtenção de apoio capacitatório e financeiro, com recursos no valor global de R $100 mil reais, além de possíveis investimentos e parcerias por meio de fundos privados. 

Confira o Edital completo AQUI e o apêndice AQUI

Os interessados deverão apresentar suas ideias de produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores, com potencial para se transformar em empreendimentos que incorporem novas tecnologias, podendo utilizar de projeto previamente idealizado ou modelo desenvolvido ao longo do período de capacitações do concurso. A submissão, avaliação e seleção das propostas serão realizadas em cinco etapas distintas: inscrição, capacitação, competição local (HBS On Campus), aceleração e competição final (HBS Finals).

Na região Norte, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é sede do HBS OnCampus e as universidades parceiras são: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA) e São Lucas Educacional. Os requisitos específicos para participação no HBS OnCampus são: obrigatório que ao menos um membro da equipe seja pessoa física com vínculo institucional formal com a Universidade sede do HBS OnCampus ou com uma das universidades parceiras. O membro poderá ser professor, graduando, mestrando ou doutorando, dentre outros cargos, contanto que possua vínculo direto com a Universidade em questão. As competições locais ocorrem em 15 sedes com mais de 45 instituições vinculadas.

De acordo com um dos representantes do HBS On Campus Ufam, discente de Medicina Cauã Fortunato, trazer o empreendedorismo para dentro da academia aproxima a Universidade das realidades locais. “Além do concurso em si, a Associação Health Business Summit entende que é necessário fornecer os meios de forma a fomentar a criação de soluções em saúde, considerando o empreendedorismo. Há uma oferta, anterior às etapas da competição, de capacitação aos participantes das equipes regionais”, destacou.

O discente enfatizou ainda que a Ufam foi escolhida como sede por sua representatividade na região Norte. “Entendemos que a nossa região tem particularidades regionais relacionadas a soluções em saúde como por exemplo o isolamento geográfico e as comunidades ribeirinhas. A Ufam atua junto a esta realidade, por meio dos docentes e alunos, em diversos projetos. Queremos unir o conhecimento produzido pela Instituição e a busca por soluções inovadoras na área da saúde. As equipes podem ser formadas por pessoas de diferentes áreas, não apenas da saúde, para pensar estas realidades. Além dos discentes, podem participar pós-graduandos, professores, servidores, pesquisadores, profissionais do mercado de trabalho, todos que tiverem interesse em oferecer soluções eficazes, fortes e que causem impacto”, disse.        

Após as etapas regionais, a etapa final, HBS Finals, ocorre durante dois dias, em Belo Horizonte, sendo o primeiro com a exposição de todos os projetos finalistas e avaliação pela banca adjudicadora HBS. Os seis trabalhos mais bem avaliados concorrem a R $100 mil reais e serão convidados para apresentar seu pitch no segundo dia, o qual contará com a presença de investidores, fundos de venture capital, empreendedores e gestores de grande influência. 

Cada uma das propostas será avaliada por especialistas, com comprovada capacidade técnica e de mercado, denominados Jurados HBS. Os critérios são: Alinhamento e sustentabilidade; potencial de rentabilidade e lucratividade; nível de maturidade da solução; disruptividade e originalidade do produto/serviço; escalabilidade e replicabilidade; capacidade técnica e qualidade da apresentação. 

Health Business Summit 

É uma organização não governamental sem fins lucrativos regida por voluntários e tem como proposta democratizar o acesso às habilidades que predispõem o empreendedorismo em saúde. Para concretizar seu propósito, a Instituição se pauta em duas frentes basilares: ensino e fomento. Ambas são voltadas para a criação de novas empresas que solucionem desafios reais da saúde brasileira.

Mais informações no site da HBS 

registrado em:
Fim do conteúdo da página