Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e BID alinham demandas para financiamento de projetos na Amazônia
Início do conteúdo da página

Ufam e BID alinham demandas para financiamento de projetos na Amazônia

Publicado: Quarta, 16 de Julho de 2025, 13h26 | Última atualização em Quarta, 16 de Julho de 2025, 13h36 | Acessos: 84

Na tarde da última segunda-feira, 14 de julho, a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner, e o vice-reitor da Ufam, professor Geone Maia, receberam a chefe de Unidade de Coordenação Amazônica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Tatiana Schor, para tratar de parcerias entre a Ufam e o programa do BID “Amazônia Sempre”. O programa visa proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável em três linhas de ação: expandir o financiamento inovador, impulsionar a troca de conhecimento e facilitar a coordenação regional entre os oito países amazônicos.

De acordo com a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner, a instituição busca atuar, de forma estratégica, em parceiros comprometidas com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Amazônia. “Uma das prioridades da nossa gestão é estabelecer alianças com instituições que possam apoiar projetos de interesse mútuo. Essa interlocução com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já sinaliza parcerias que tenham como objetivo o crescimento sustentável da região. A Ufam possui expertise para desenvolver projetos inovadores, com o apoio do BID poderemos também prospectar outras instituições importantes de fomento como o Banco Mundial e o BNDES”, enfatizou.

Para a chefe de Unidade de Coordenação Amazônica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Tatiana Schor, o programa “Amazônia Sempre” entende que universidades, institutos de pesquisa e institutos federais têm um papel importante, em termos de governança territorial, porque são instituições que estão nos territórios, formam pessoas e permanecem ao longo do tempo nesses territórios. “Para nós entendermos profundamente a Amazônia, uma das vias é por meio das universidades. A Ufam tem um papel extremamente estratégico porque, além da atuação na capital, ainda tem cinco campi no interior, em que anualmente ingressam jovens que depois retornam formados para suas comunidades. Essa é uma janela de oportunidade capaz de mudar a maneira como as pessoas entendem a Amazônia para de fato trazer inovação, tecnologia, intercâmbio e outras formas de vivência na Amazônia por meio da Ciência, Tecnologia & Inovação”, destacou.

Tatiana Schor ressaltou ainda que a reunião foi pautada em como BID pode apoiar a Ufam também em conversas com outros atores importantes no financiamento. “A parceria com a Ufam vem nesse sentido: em como o BID apoia essa Instituição a se estruturar para buscar financiamentos para os seus projetos não só no BID, mas para além do Banco”, finalizou.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página