Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam inicia processo de transição para nova gestão da Reitoria (2025-2029)
Início do conteúdo da página

Ufam inicia processo de transição para nova gestão da Reitoria (2025-2029)

Publicado: Quarta, 16 de Abril de 2025, 16h59 | Última atualização em Quarta, 16 de Abril de 2025, 17h02 | Acessos: 1013

Eleitos como reitora e vice-reitor para a gestão 2025-2029, a professora Tanara Lauschner e o professor Geone Maia tiveram, nesta quarta-feira, 16, a primeira das agendas em torno do processo de transição entre a administração atual e a que será empossada, dentro de 60 dias. Eles foram recebidos pelo reitor, professor Sylvio Puga, e sua equipe de pró-reitores (as), diretores (as) e assessores, no gabinete da Reitoria, campus Manaus. 

Puga ressaltou o compromisso da universidade com a democracia e a transparência. "Estamos diante de um processo democrático que é essencial para a continuidade do trabalho na nossa Universidade. Esse momento reafirma a maturidade institucional da Ufam e a disposição da nossa equipe para uma transição colaborativa", declarou.

Pontos de pauta 

Um dos pontos centrais da reunião foi o encaminhamento do processo eleitoral no âmbito do Conselho Universitário (Consuni). Professora Tanara reforçou a necessidade de dar posse aos conselheiros para que o processo de consulta pública à comunidade siga seu curso dentro do prazo legal de 60 dias. 

Com o término dos trabalhos da Comissão Eleitoral e o envio do resultado à Secretaria dos Conselhos (Secons), o trâmite será o de formar uma segunda comissão, conforme definido pelo conselho nato, com previsão de se reunirem até o dia 24 de abril. Nessa ocasião, ocorrerá a posse dos novos conselheiros e, na sequência, o lançamento da lista tríplice, previsto para o dia 28 de abril.

A comissão de transição será presidida pelo professor José Luiz de Souza Pio (Icomp), tendo como membros a professora Sandra Helena da Silva (Icsez) e a professora Ioleti Ribeiro da Silva (Fapsi). "Assim que recebermos oficialmente a lista, a comissão estará pronta para conduzir os próximos passos do processo de forma técnica e transparente", informou o reitor Sylvio Puga. Na segunda etapa da reunião, foi discutida a composição do Grupo de Trabalho (GT), responsável pela execução da transição administrativa, com foco em garantir uma passagem organizada e colaborativa entre as gestões. 

Além de reunirem-se com as Pró-reitorias e Órgãos Suplementares, reitora e vice-reitor eleitos pretendem ir às unidades acadêmicas fora da sede. 

Já o último ponto de pauta se deu em torno da participação da Universidade Federal do Amazonas na COP 30 e como a Instituição tem atuado diante dessa agenda. “Estamos atuando fortemente e com protagonismo. É fundamental mostrar o que estamos fazendo e como estamos contribuindo por meio de ações concretas”, considerou a professora, em fala final.

registrado em:
Fim do conteúdo da página