Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam oferta 40 vagas em pós-graduação lato sensu para professores da rede pública estadual
Início do conteúdo da página

Ufam oferta 40 vagas em pós-graduação lato sensu para professores da rede pública estadual

Publicado: Terça, 08 de Abril de 2025, 09h52 | Última atualização em Terça, 08 de Abril de 2025, 09h54 | Acessos: 1951

Professores da Seduc/AM licenciados e atuantes nas áreas de Biologia, Física e Ciências Naturais em Manaus e Iranduba têm entre os dias 8 e 14 de maio para se inscrever

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), divulga o edital de seleção exclusivo para professores da Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar do Estado do Amazonas (Seduc/AM) dos municípios de Manaus e Iranduba. O processo seletivo da pós-graduação lato sensu em Educação para a Compreensão e Equidade em Ciências, que concretiza o Acordo de Cooperação Técnica 026/2024, entre a Ufam e a Seduc/AM, recebe inscrições de 8 a 14 de maio de 2025, exclusivamente neste formulário eletrônico.

Do total de 40 vagas ofertadas para essa especialização docente, 20 são para professores de Iranduba e as outras 20 para os de Manaus, com preenchimento por ordem de classificação. Conforme o Edital 019/2025, serão oferecidas 15 vagas regulares e cinco suplementares, estas últimas em atendimento à política de ação afirmativa para os candidatos autodeclarados negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

Podem participar do processo seletivo os professores os professores do quadro permanente (com prioridade) ou temporário da Seduc que possuam diploma de licenciatura em Biologia, Física ou Ciências Naturais e estejam ministrando essas disciplinas em escolas da rede estadual de ensino num dos dois municípios alcançados pelo Acordo de Cooperação Técnica.

Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deve anexar toda a documentação exigida no Item 04 do edital de abertura.  A lista de homologação das inscrições será divulgada nesta página, de acordo com o cronograma informado no Anexo I do mesmo Edital n. 019/2025.

O curso será modular e a carga horária prevista é de 405 horas, sendo 375 de aulas presenciais, previstas para ocorrer aos sábados, das 8 às 12h e das 14 às 18h; mais 30 horas distribuídas em atividades presenciais ou remotas síncronas de diversas.

Sobre o projeto

O curso de Especialização Docente em Educação para a Compreensão e Equidade em Ciências é uma parceria da Ufam com o Programa de Especialização Docente (PED Brasil), adaptado às particularidades da região amazônica. O objetivo é capacitar os docentes para que eles aprimorem suas práticas pedagógicas em Ciências, considerando a diversidade dos estudantes e promovendo ambientes de aprendizagem mais inclusivos e significativos.

Ao fortalecer a base de conhecimento dos docentes e alinhar suas abordagens ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), busca-se contribuir para a melhoria contínua da educação na região amazônica, por meio da formação de professores comprometidos e capazes de aplicar efetivamente os princípios pedagógicos em suas salas de aula.

registrado em:
Fim do conteúdo da página