Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Rede nacional reúne 23 instituições federais de ensino em campanha sobre segurança da informação
Início do conteúdo da página

Rede nacional reúne 23 instituições federais de ensino em campanha sobre segurança da informação

Publicado: Quarta, 26 de Março de 2025, 11h50 | Última atualização em Quarta, 26 de Março de 2025, 12h02 | Acessos: 267

Até junho, serão trabalhados os temas de Autenticação, Segurança Aplicada a Redes Sociais, Segurança em Redes, Vazamento de Dados, Phishing e Outros Golpes e, ainda, Códigos Maliciosos

Neste ano de 2025, a segurança da informação é trabalhada a partir de um Plano de Conscientização cujo projeto foi elaborado pelas instituições participantes do Colégio de Gestores de TI e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Federal Superior (IFES) vinculadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), dentre as quais a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A campanha Segurança no Elemento Humano – SEH está dividida em dois planos semestrais que incluem um conjunto de ações de conscientização e de mobilização, atuando em torno de uma temática específica a cada mês.

O objetivo da campanha é fortalecer a cultura de segurança da informação entre as 23 universidades parceiras, conscientizando a comunidade acadêmica a respeito da importância de se proteger as informações institucionais. Ao longo do ano, 12 temas prioritários serão tratados por meio de ações específicas, cuja implementação será realizada de forma escalonada a cada semana, com uso de ferramentas como e-mails informacionais, divulgação de cards nos perfis da instituição nas mídias sociais, veiculação de áudios e vídeos informativos e conteúdos adicionais.

Leia aqui o PDF do primeiro Plano Semestral SEH.

“Os materiais construídos colaborativamente servirão para identificar as necessidades de conscientização, definir estratégias de comunicação eficazes e implementar programas de treinamento que promovam a cultura de segurança da informação em todos os níveis das organizações”, explica a página criada para a campanha.

Dois Planos Semestrais

O Plano de Conscientização Semestral compreende os meses de janeiro a junho de 2025, e também pode ser compreendido como um Plano de Comunicação para a campanha. No documento, os primeiros seis temas são trabalhados um em cada mês, conforme esta distribuição: Autenticação (janeiro); Segurança Aplicada a Redes Sociais (fevereiro); Segurança em Redes (março); Vazamento de Dados (abril); Phishing e Outros Golpes (maio); e Códigos Maliciosos (junho).

Segundo o site da campanha, o Plano de Conscientização em Segurança da Informação visa a “apresentar os conteúdos e atividades produzidos por temática, e orientar a sua aplicação à comunidade institucional, além de oferecer formas de avaliar se os principais objetivos da campanha foram atingidos”. Ao final, será observado se estes dois objetivos foram alcançados: i) maior número de pessoas conscientes das questões relacionadas à segurança da informação. ii) ambiente digital mais seguro.

Ainda que grande parte das atividades administrativas e acadêmicas seja realizada com uso direto ou indireto de recursos digitais e emprego de dados disponíveis nos sistemas informáticos, alguns conceitos são desconhecidos das pessoas que fazem parte da comunidade universitária. Conceitos como o de Phishing ou de Códigos Maliciosos são alguns exemplos da necessidade de se ter campanhas como esta. Enquanto aquele primeiro se refere a um cibercrime em que se obtém informações pessoais de usuários através de e-mails, mensagens de texto ou mensagens diretas; este último se refere a programas desenvolvidos com o intuito de danificar e extrais informações de sistemas, podendo afetar todos os dispositivos que deles se utilizam (desktops, tablets, smartphones, modems, roteadores etc), sendo conhecidos como “malwares”.

“Este Plano é anual prevendo um tema por mês, e temas adicionais e sazonais considerando algumas datas festivas ou de grande possibilidade de ataques cibernéticos. Nesta versão preliminar, constam os primeiros seis temas para o primeiro semestre de 2025”, informa a página da campanha.

registrado em:
Fim do conteúdo da página