Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Unanimidade - Conselho de Administração aprova Relatório de Gestão da Ufam referente ao ano de 2024
Início do conteúdo da página

Unanimidade - Conselho de Administração aprova Relatório de Gestão da Ufam referente ao ano de 2024

Publicado: Terça, 25 de Março de 2025, 16h54 | Última atualização em Terça, 25 de Março de 2025, 17h03 | Acessos: 208

Na manhã de ontem, 24 de março, o Conselho de Administração da Universidade Federal do Amazonas (Consad/Ufam) aprovou, por unanimidade, o Relatório de Gestão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) referente ao exercício de 2024. A reunião extraordinária foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e aconteceu de forma híbrida. 

Confira o Relatório de Gestão 2024 AQUI

O processo teve a relatoria do conselheiro e diretor da Faculdade de Ciências Sociais, professor Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares, e o Relatório contempla uma visão geral do ambiente institucional, a gestão de riscos e controles internos, estratégias adotadas, resultados alcançados, áreas especiais de gestão e demonstrações contábeis, permitindo uma compreensão clara do impacto das ações da Ufam no desenvolvimento regional e nacional. Além disso, o Relatório de Gestão 2024 detalha a expansão dos programas de pós-graduação, a ampliação do suporte à permanência estudantil, com a criação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, o fortalecimento da governança institucional e a implementação de políticas de inclusão e sustentabilidade.

Transparência e Responsabilidade

De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a transparência e a responsabilidade na gestão pública são princípios fundamentais para o fortalecimento da confiança da sociedade nas instituições, especialmente nas universidades federais, que desempenham um papel essencial na formação acadêmica, na pesquisa e na extensão. “Com base nesses valores, apresentamos o Relatório de Gestão 2024 da Ufam, um documento que sintetiza nossos avanços, desafios e compromissos na condução desta instituição. A Ufam reafirma seu compromisso com a prestação de contas, disponibilizando informações objetivas sobre sua gestão administrativa e acadêmica”, explicou o reitor. 

O reitor enfatizou também que mais do que um balanço financeiro ou administrativo, o  documento reflete a dedicação das pessoas que fazem da Ufam um polo de excelência e inclusão. “Professores, técnico-administrativos, estudantes e colaboradores terceirizados são a essência da nossa Universidade, e é a partir desse capital humano que construímos uma instituição cada vez mais forte, inovadora e comprometida com a sociedade. Ao longo do último ano, avançamos em diversas frentes, consolidando projetos acadêmicos e administrativos, ampliando nossa rede de colaboração e investindo na melhoria das condições de Ensino, Pesquisa e Extensão”, destacou. 

Ufam em Números

O diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Ufam, ligado à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), servidor Arivano Sousa Silva, explicou que o Relatório de Gestão 2024 foi elaborado em conformidade com as normas gerais de prestação de contas anuais (Resoluções TCU nº 234/2010 e 244/2011; Instruções Normativas TCU nº 63/2010, 72/2013 e 84/2020; e Decisão Normativa TCU nº 198/2022). O documento segue, ainda, as diretrizes do Guia para Elaboração na Forma de Relatório Integrado – 2ª edição.

“O documento apresenta um panorama detalhado da trajetória institucional ao longo de 2024, evidenciando as ações desenvolvidas em alinhamento com a missão e os objetivos estratégicos da Ufam. Além disso, destaca a evolução histórica da Universidade e seu impacto na sociedade. Como novidade, esta edição traz um resumo simplificado do Ufam em Números, facilitando a visualização de dados essenciais. Também foram incorporadas a apresentação do modelo de negócio e a definição da materialidade das informações, representadas graficamente para melhor compreensão. No que diz respeito à materialidade, ela é estruturada a partir dos "nossos capitais", que, "aplicados aos nossos processos", geram "valor público", reforçando a transparência e a efetividade da gestão”, detalhou.

O diretor informou ainda que a aprovação do Relatório de Gestão reforça o compromisso da Ufam com a transparência e a excelência na administração dos recursos públicos, sempre em prol do desenvolvimento acadêmico e social. 

O que é Relatório de Gestão?

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Relatório de Gestão é a peça central da prestação de contas que os responsáveis pela gestão de recursos públicos devem realizar a cada exercício. Seu objetivo principal é oferecer uma visão clara para a sociedade sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da Unidade Prestadora de Contas (UPC), no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor público em curto, médio e longo prazos, além de demonstrar e justificar os resultados alcançados em face dos objetivos estabelecidos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página