Ufam outorga grau para 23 formandos da Faculdade de Artes
Na noite da última terça-feira, 18 de fevereiro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) outorgou grau para 23 formandos da Faculdade de Artes (Faartes). Ao todo, foram 15 concludentes em Licenciatura em Artes Visuais e 8 em Licenciatura em Música, referente ao segundo semestre de 2024. A solenidade ocorreu no Auditório Eulálio Chaves e foi presidida pelo pró-reitor de Ensino e Graduação, professor David Lopes, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.
Mesa de honra
A mesa de honra foi composta pelo diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen; a coordenadora acadêmica da Faartes e patronesse da turma do curso de Licenciatura em Música, professora Lucyanne de Melo Afonso; a paraninfa da turma do curso de Artes Visuais, professora Kasmin Biscaro Alves Carnevali; o homenageado com o nome da turma do curso de Artes Visuais, professor Valter Frank de Mesquita Lopes; o paraninfo da turma do curso de Música e coordenador do PPG-Artes, professor Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto; a patronesse da turma do curso de Artes Visuais e coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais – noturno, professora Orlane Pereira Freires; o coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais - matutino e Licenciatura em Artes Visuais - Educação a Distância, professor José Mário Silva de Oliveira; o coordenador do curso de Licenciatura em Música - noturno, professor Damyan Yordanov Parushev; e o coordenador do curso de Bacharelado em Música -integral, professor Márcio Lima de Aguiar.
Durante a cerimônia, o pró-reitor de Ensino e Graduação, professor David Lopes, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que o momento de colação de grau marca o ápice de anos de dedicação, estudo e paixão pela Arte, Música e Educação. “Parabéns a cada um de vocês, que trilharam este caminho com talento, criatividade e perseverança. Vocês escolheram educar, por meio das Artes Visuais e da Música, como formas de expressão, de transformação e de conexão com o mundo.Agora, como egressos da Ufam, vocês estão prontos para alcançar voos mais altos, levando consigo o aprendizado, a ética e o compromisso social adquirido na Universidade. Lembrem-se sempre da importância das Artes Visuais e da Música na promoção da cultura, da educação e do bem-estar social. Vocês são agentes de transformação, capazes de impactar positivamente a vida de indivíduos e da sociedade”, disse o pró-reitor.
Solenidade
A licenciada em Artes Visuais, egressa Luciane Martins Lopes, em nome dos cursos, proferiu o seu discurso como oradora da turma. Na oportunidade, Luciene relembrou a jornada feita de notas, pinceladas, partituras e esboços percorridos pelos licenciados. “Artes e Música não são apenas formas de expressão. São formas de existência e de dar a voz ao indizível, de traduzir o invisível, de emocionar e conectar o mundo. Ao longo dos anos, aprendemos que criar também é questionar, transformar e resistir. Descobrimos que Arte e Música não são dons, mas compromisso. Compromissos com nós mesmos, com a verdade e com a sociedade em que vivemos”, destacou a oradora.
Para a paraninfa da turma de Artes Visuais, professora Kasmin Biscaro Alves Carnevali, a vida sem arte seria um erro, um mundo inóspito em que muitos querem e ainda tentam impor. “Formandos, muitos dirão para pararem, muitos farão de tudo para que vocês desistam do milagre de ser quem, espontaneamente, vocês são. Entretanto, não é o vazio e a tristeza dessas almas que vocês devem ouvir, mas os corações que pulsam e explodem em centelhas que jamais se apagam. O futuro sempre será incerto, mas sempre será uma aventura que a Arte nos proporciona. Cuidem dessa luz, ela nos pertence e ninguém pode roubar”, enfatizou a docente.
O paraninfo da turma do curso de Música, professor Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto, iniciou seu pronunciamento agradecendo aos familiares e amigos dos formandos pelo apoio e suporte durante o período de formação, além de relembrar, nominalmente, a trajetória individual de cada um dos licenciados. “A sociedade, hoje, recebe pessoas maravilhosas e com uma formação completa, iniciados cientificamente, por acreditarmos na Universidade, na formação e no potencial do que é ser professor. Não se esqueçam do que vocês juraram aqui e a hora que vocês precisarem regressar a Ufam, nós estamos de portas abertas”, declarou o professor.
Segundo o diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen, a turma de formandos têm uma alta inserção social e profissional, enquanto agentes de transformação, que já trabalham com políticas públicas, trabalhos sociais com cultura e ancestralidade, criação artística, na educação, atuação política, entre outros. “São pessoas diversas e de impacto. Nossa intenção sempre foi trabalhar com a diversidade, valorizar o potencial individual e diverso que todos têm. Nossa gestão, de forma participativa, teve muito engajamento e a presença dos discentes na Faculdade. Passamos juntos pela pandemia, não foi fácil e a coisa mais importante que vocês deixam em nós é a gratidão por escolherem permanecer conosco e, sobretudo, por todas as trocas que fizemos ao longo desses anos em uma relação de pares, construída e transformada juntos”, finalizou o diretor.
Confira a lista de formandos:
FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
- ALZEMIR RIBEIRO DA SILVA FILHO
- ANE SUSÃ DA SILVA ALVES;
- CRISTINA MENDES VALENTE;
- EMILLY NASCIMENTO DA SILVA ROCHA;
- EMILY LINS MATUTE;
- ENZO LEVI DOS SANTOS LEITE GLORIA;
- ISRAEL DA SILVA MOTA;
- KAREN JARDIM SIMÕES;
- LORENA SANTOS DE LIMA;
- LUCAS DOS SANTOS BRANDAO;
- LUCIANE MARTINS LOPES;
- MARCELO SILVA RUFINO;
- MICAELY DOS SANTOS DIAS;
- NAIÁDRY GUIMARÃES LOPES;
- PAULO GERSINO DA SILVA SANTOS.
FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
- ESTER GAMA DE ALBUQUERQUE;
- JOÃO PEDRO SOARES SANTIAGO;
- JONAS ROBERTO DOS SANTOS PINHEIRO;
- JÔNATAS BRANDÃO COIMBRA MOTA;
- MARCOS CORREA PINHEIRO;
- REINALDO BARBOSA DA SILVA;
- ROSIVALDO LUCAS DA SILVA PALMA
- SIRLEY DA SILVA VIANA.
Redes Sociais