Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam de Humaitá entrega 32 novos profissionais no Vale do Rio Madeira
Início do conteúdo da página

Ufam de Humaitá entrega 32 novos profissionais no Vale do Rio Madeira

Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2025, 16h27 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2025, 16h58 | Acessos: 231

Profissionais são das áreas de Agronomia, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Ciências (Biologia e Química), Pedagogia e Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 

Por Carla Santos, equipe Ascom

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

No Vale do Rio Madeira, a Universidade Federal do Amazonas, por meio do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) entregou à sociedade, 32 novos profissionais nas áreas de Agronomia, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Ciências (Biologia e Química), Pedagogia e Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 

A solenidade foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, acompanhado do diretor em exercício e coordenador acadêmico do IEAA, professor Benone Otávio Souza de Oliveira, além de familiares e amigos dos agora egressos. 

O engenheiro ambiental Antônio Francisco Nunes, orador dos formandos, abriu a sequência de pronunciamentos. "Hoje celebramos uma jornada de sonhos, superações e conquistas. Apesar dos desafios, nos tornamos mais resilientes. Como engenheiros ambientais, nossa missão é conectar o campo às pessoas, pois somos filhos e filhas da Amazônia. Nosso diploma é mais do que um reconhecimento; é um compromisso com a preservação ambiental e a busca por soluções que garantam tanto a subsistência quanto a sustentabilidade", considerou.

O discurso seguinte foi o da licenciada em Ciências: Biologia e Química, Ana Paula Guimarães da Silva, que representou os colegas de profissão. "Um dia especial para cada um de nós. Gostaria de mencionar e homenagear todos os formandos, que agora se tornam profissionais preparados para contribuir com a sociedade. Também rendo minha gratidão aos professores, que foram essenciais nessa trajetória e nos guiaram até este momento tão significativo", falou.

Micaele Alecrim Barbosa, oradora da turma de Letras, relembrou que os "desafios foram muitos". "Entre elas, a pandemia. No entanto, seguimos em frente. Hoje, percebemos que a formação em Letras é a chave para interpretar o mundo, e estamos preparadas para sermos tudo, inclusive defensoras da língua. Somos merecedoras de cada reconhecimento. Que possamos sempre buscar conhecimento além das fronteiras", sugeriu.

Mylena Magalhães representou os colegas pedagogos. "Amadurecemos muito ao longo dessa caminhada. Aprendemos a nos posicionar, a nos adaptar ao universo acadêmico e, acima de tudo, vencemos. Cada um de nós teve suas próprias conquistas, e juntos crescemos como profissionais e como seres humanos", finalizou. 

O diretor da unidade, professor Benone Otávio, falou do momento de despedida, mas de alegria pela missão institucional cumprida. "Hoje celebramos a conquista de 32 novos profissionais. Este é um ponto de partida, no qual cada um de vocês seguirá amparado pelo próprio conhecimento adquirido ao longo dessa trajetória. A Agronomia, assim como tantas outras áreas aqui representadas, exige resiliência e dedicação. Os desafios enfrentados – sejam internos ou impostos por variáveis externas, como as geográficas – não foram fáceis. Mas olhem para trás e percebam: vocês venceram! Agora é hora de traçar novos objetivos e metas para o futuro. Parabéns a todos! "O reitor, presidente da solenidade, agradeceu aos familiares dos profissionais por confiarem no processo de formação dado pela Universidade e também à equipe do IEAA. "Hoje vocês podem ter certeza, que a Ufam é a melhor universidade pela qual vocês poderiam passar e não sou eu quem diz isso, é o Ministério da Educação. Onde o seu conhecimento for medido, mensurado, o diploma da Ufam vai lhes colocar em um lugar ao sol. À equipe do IEAA eu agradeço, à professora Ana Cláudia Fernandes por sua liderança e contribuição ao nosso processo de análise e condução do novo Estatuto, ao diretor, professor Jorge Menezes e ao diretor em exercício, professor Benone de Oliveira. 

Nome e parabenização aos formados: 

Bacharéis em Agronomia:
Álesson Antônio Silva de Souza,

Bruna da Silva Motter,

Luana Medeiros Freitas,

Lucas Matheus de Carvalho Rosas,

Roberto Torres Albuquerque.

Licenciados em Ciências: Biologia e Química:
Adriana Pires de Lima,

Ana Paula Guimarães da Silva,

Demilda Moura da Silva,

Elizabeth da Silva Lima,

Marcelo de Souza da Cruz, Raquel Amorim Pinto,

Raylane Mendonça Beleza,

Valcemir Nunes de Souza.

Bacharel em Engenharia Ambiental:
Antônio Francisco Nunes Braga.

Licenciados em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa:
Adriane Cris da Silva de Sá,

Ana Paula Oliveira França,

Andressa Santos Figueiredo,

Eliza Viviane Sena Ferreira,

Gabriela Almeida da Costa,

Kátia Maria de Oliveira Castro,

Larissa Monteiro Cruz,

Leilane Souza Oliveira,

Lyriel Nunes Gustmann,

Micaele Alecrim Barbosa,

Rhanny Helly Lobato Leão.

Licenciados em Pedagogia:

Andreza Nunes Pinto,

Jaqueline Santos Figueiredo,

Jeferson da Silva Barboza,

Kailane Ferreira Prestes,

Laura Inês Doce Veiga,

Leonardo Moraes da Silva,

Mylena Magalhães Oliveira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página