Novo Estatuto torna a Ufam ainda mais inclusiva e representativa
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
A partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025, entra em vigor o novo Estatuto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O documento foi revisado com a participação da comunidade acadêmica e aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em sessão ordinária no dia 16 de outubro de 2024. Entre as atualizações, o Estatuto torna a Universidade ainda mais inclusiva e representativa da sociedade amazonense e brasileira.
É a primeira vez, desde 1999, que a Ufam realiza a reforma do seu documento que norteia todas as ações institucionais. O Consuni teve de 14 a 16 de outubro de 2024 para discutir ponto a ponto a nova versão do Estatuto, enviada pela comissão responsável após sua elaboração a partir das colaborações da comunidade universitária. O Estatuto foi aprovado por unanimidade na quarta-feira, 16.
Segundo a professora Ana Cláudia Nogueira, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e presidente da Comissão Geral Estatuinte, o Estatuto da Ufam tornou-se mais inclusivo e democrático. “Nós aprovamos hoje algo extremamente importante que foi a paridade de gênero na composição do Conselho e a inclusão de pretos, pardos, indígenas, LBTQIAP+ e PcD, nós transformamos esse Conselho em um verdadeiro Conselho inclusivo, democrático e diverso. Agora o Consuni, por mais que tenhamos críticas, tem a cara da Amazônia”, disse à época.
Redes Sociais