Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Campus da Ufam entre as dez imagens para "Amar a Terra"
Início do conteúdo da página

Campus da Ufam entre as dez imagens para "Amar a Terra"

Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2025, 11h40 | Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2025, 15h25 | Acessos: 1502

 Revisão por Rozana Soares, equipe Ascom

Imagem do slide: Juscelino Simões

Imagem interna: Instagram @geopanoramas

O levantamento foi feito pelo geógrafo Adriano Lizieiro e publicado no perfil Geopanoramas no Instagram na quinta-feira, 2 de janeiro de 2025. Na postagem, o profissional destaca dez imagens de diferentes locais do planeta, registradas em fotos aéreas, para exaltar a beleza dos registros. O campus da Ufam em Manaus é citado como uma das dez imagens para amar o planeta Terra. 

A publicação recebeu até o momento mais de 4.400 curtidas e 70 comentários parabenizando a seleção do autor. Sobre a Ufam, os seguidores se mostraram felizes em ver o reconhecimento (mais que merecido) dado ao Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. Eis alguns deles: 

 

O Nosso Maior Patrimônio

 

“A região onde se encontra o Campus da Universidade Federal do Amazonas destaca-se na geografia da Amazônia por se tratar da maior floresta urbana do Brasil com cerca de 700 hectares no coração da cidade de Manaus.” (Professor Spartaco Astolfi Filho, pesquisador e professor da Ufam, livro Fauna e Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas).

“A Universidade Federal do Amazonas, na cidade de Manaus, está instalada no Campus Universitário, localizado em uma área verde com 6.004.222,70 m².”, (livro 100 ano Ufam, de Rosa Mendonça de Brito).

“O Campus da Universidade do Amazonas – que estava sendo construído em uma área doada pelo então Governo do Estado à FUA em 1967, no atual bairro Coroado – recebeu, em 1976, na área hoje denominada Minicampus, Setor Sul, a instalação de suas três primeiras unidades: o Curso de Educação Física, o Instituto de Ciências Exatas e o Instituto de Ciências Biológicas. As obras dessa etapa inicial começaram nos primeiros anos da década de 1970 e foram executadas pela empresa Encol. No ano de 1977, a Faculdade de Tecnologia também foi transferida para o Minicampus.” (Iconografia, site IDD).

E foi assim que “nasceu” a estrutura física da Universidade Federal do Amazonas, desde o início aliando a ciência acadêmica ao ambiente natural em prol do desenvolvimento humano e da preservação ambiental. Ideal priorizado pelo arquiteto Severiano Mário Porto no projeto de construção do setor Norte e adotado até hoje pela administração da Instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página