Em 2024, 25 cursos da Ufam garantem resultados positivos nas avaliações do Inep/MEC
Desses, 22 conquistaram as notas quatro ou cinco – ou 81% do total de 27 avaliados – e aparecem entre as graduações mais bem classificadas do País, numa escala de varia de 1 a 5
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
No ciclo avaliativo atual, iniciado em fevereiro de 2024, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) teve 22 dos seus cursos de graduação entre os mais bem classificados nas avaliações virtuais in loco realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), com as notas quatro ou cinco. Ao todo, 27 cursos da Ufam passaram pela avaliação necessária para que o Ministério supervisor reconheça ou renove o reconhecimento das graduações ofertadas na capital e fora da sede, sejam presenciais ou a distância. Os resultados indicaram uma melhoria sensível na qualificação dos cursos, com 11 deles obtendo conceito 5, outros 11 com a nota 4 e três com 3, nota dentro do espectro positivo, já que também garante a continuidade daquela formação superior.
Ao comentar o ciclo encerrado, o reitor, professor Sylvio Puga, afirma que ele evidencia o compromisso institucional com a excelência no ensino superior na região. "Com 22 cursos entre os mais bem avaliados, reafirmamos nossa missão de formar profissionais qualificados e engajados com o desenvolvimento social, especialmente na Amazônia. Essas conquistas são fruto de um esforço coletivo que envolveu a Proeg e diversos outros setores da Universidade. O trabalho colaborativo reflete o comprometimento de nossa comunidade acadêmica com a melhoria contínua e a superação de desafios", assegura o gestor. "Seguimos empenhados em fortalecer nossa graduação, reafirmando o papel da Ufam como referência no ensino público e gratuito em nível regional", complementa o professor Puga.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, professor David Lopes Neto, esse resultado representa um avanço significativo para a Instituição, como parte de um trabalho contínuo em busca da excelência no ensino superior. “De julho de 2017 a dezembro de 2024, passamos por muitas avaliações do Inep/MEC. Após as primeiras avaliações, passamos a capacitar as coordenações de cursos quanto ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior [Sinaes] para reconhecimento e renovação de reconhecimento e aplicação dos instrumentos avaliativos. Podemos afirmar que, hoje, estamos prontos para receber avaliações externas pelas comissões constituídas pelo Inep e mostrar todas as evidências no ensino superior de qualidade”, afirma o gestor da Proeg.
“Evoluímos a cada ano e os resultados, principalmente neste ano de 2024, espelham o trabalho de excelência envolvendo a Proeg, por meio da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e outros setores envolvidos: Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Comissão Setorial de Avaliação (CSA), Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic), Biblioteca Central e as setoriais, unidades acadêmicas e coordenações de cursos, por meio dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE). Foi um trabalho em equipe extraordinário!”, comemora David Lopes Neto, indicando os setores envolvidos no processo.
Últimas avaliações de 2024
Para completar a lista dos 27 cursos submetidos à avaliação neste ano, os três últimos avaliados foram a licenciatura em Letras - Libras, com nota quatro; a licenciatura em Ciências Agrárias (EaD), com quatro; e a licenciatura em História, também com quatro. A primeira das licenciaturas avaliadas está vinculada à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a segunda funciona na Faculdade de Letras (Flet) e a outra pertence ao Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), sendo todas as unidades localizadas em Manaus. O quadro organiza os 22 cursos mais bem avaliados para fins de renovação de reconhecimento em 2024 (exceto Medicina do ISB, que passou pela primeira avaliação em 2024), incluindo o conceito anterior e o atual para cada um deles:
Curso de graduação (Unidade) |
Conceito anterior |
Atual |
Arquivologia (FIC) – bacharelado |
3 (2013) |
5 |
Ciência da Computação (Icomp) – bacharelado |
4 (CPC 2021) |
5 |
Educação Física (Feff) – licenciatura |
4 (2021) |
5 |
Formação de Professores Indígenas (Faced) – licenciatura |
4 (2014) |
5 |
Geografia (IFCHS) – bacharelado |
3 (2021) |
5 |
Geografia (IFCHS) – licenciatura |
3 (CPC 2021) |
5 |
Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa (IEAA) – licenciatura |
3 (CPC 2021) |
5 |
Letras: Libras (Flet) – licenciatura |
5 (2018) |
5 |
Medicina (ISB) – bacharelado |
Primeira nota |
5 |
Pedagogia (Faced) – licenciatura |
4 (CPC 2021) |
5 |
Química (ICE) - licenciatura |
4 (2021) |
5 |
Biotecnologia (ISB) – bacharelado |
3 (2018) |
4 |
Ciências Agrárias (CED/FCA) – licenciatura |
4 (2015) |
4 |
Ciências Biológicas (ICB) – licenciatura |
4 (CPC 2021) |
4 |
Ciência – Química e Biologia (INC) – licenciatura |
2 (2014) |
4 |
Engenharia de Software (Icomp) - bacharelado |
4 (2017) |
4 |
História (IFCHS) – licenciatura |
4 (CPC 2021) |
4 |
Letras: Língua e Literatura Espanhola (Flet) – licenciatura |
4 (2014) |
4 |
Letras: Língua e Literatura Francesa (Flet) – licenciatura |
4 (2014) |
4 |
Matemática Pura e Aplicada (ICE) – bacharelado |
3 (CPC 2017) |
4 |
Química (ICE) – bacharelado |
4 (CPC 2021) |
4 |
Química Industrial (Icet) – bacharelado |
4 (2018) |
4 |
CPC: Conceito Preliminar de Curso
No grupo de 27 cursos avaliados, em que 11 cursos conquistaram a nota máxima (cinco) e outros 11 obtiveram o conceito quatro, houve três que mantiveram o reconhecimento, o que é garantido pela atribuição da nota três. São eles: a licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o bacharelado em Física, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), e a licenciatura em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, vinculado ao Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant. Estes se mantêm funcionando e o trabalho será intensificado pela equipe da Ufam no sentido de fazê-los avançar para o nível de excelência nas avaliações futuras.
Segundo a Proeg, entre os 27 avaliados, os únicos que obtiveram o conceito dois estão em processo de extinção, em funcionamento apenas para formar as turmas remanescentes. Trata-se do bacharelado em Matemática, do ICE, e da licenciatura Indígena - Políticas Públicas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável, do IFCHS.
Resultado coletivo
“Nosso avanço qualitativo nas avaliações externas virtuais in loco – que utilizam, por exemplo, a geolocalização em tempo real, é capaz de demonstrar um esforço coletivo coordenado pela Procuradoria Educacional Institucional da Proeg”, analisa a procuradora institucional Raimunda Sabóia. “Nosso time é composto pelos servidores Icoracy Coutinho da Costa (TAE), Marnice Míglio Valamatos (TAE) e Odette Mestrinho Passos (docente), sendo que a professora Odette é coordenadora geral da Comissão Enade (Cenade) e atua em alinhamento com as coordenações de cursos e seus respectivos NDEs, com a CPA e a CSA, com a Biblioteca Central e com o Ctic. Sem dúvida, é uma somatória de esforços que evidencia o compromisso institucional com a qualidade do ensino superior prestado pela Ufam para elevar os cursos de graduação ao nível de excelência”, resume a gestora da PEI.
O processo avaliativo é regulado pela Portaria n. 265, de 27 de junho de 2022, que regulamenta a Avaliação Externa Virtual in loco com visitas por comissões de especialistas para avaliar externamente as Instituições de Educação Superior (IES) e os respectivos cursos de graduação. A regulamentação reforça o arcabouço normativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de tornar o processo mais efetivo.
A comissão avaliadora externa instituída pelo Inep para os cursos superiores leva em conta estas três dimensões: Dimensão 1 – Organização didático-pedagógica; Dimensão 2 – Corpo docente; e Dimensão 3 – Infraestrutura. Em síntese, o conceito final do curso deriva da média atribuída aos indicadores apreciados em cada dimensão.
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