Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia reúne ex-tutores e ex-petianos e petianos para comemorar 30 anos de existência
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, o Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (PET/Farmácia) comemorou 30 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizado um evento que uniu ex-tutores, ex-petianos e petianos no Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), localizado no setor Sul da Ufam. A atividade foi organizada pelos estudantes atuais do Pet com supervisão da atual tutora, professora Fernanda Simplicio.
Na oportunidade, a mesa de abertura foi composta pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia/AM, Reginaldo da Silva Costa, diretora em exercício e coordenadora acadêmica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, professora Merne Vasconcelos, da representante da Pró-reitoria de Ensino e Graduação, servidora Josele Araújo e da coordenadora e tutora do Programa, professora Fernanda Simplicio.
O Pet do curso de Farmácia teve início em 1992 e integra Ensino, Pesquisa e Extensão, promovendo o contato dos petianos com a realidade social em que estão inseridos para a construção de uma comunidade acadêmica sólida e colaborativa. São oferecidas atividades que incluem palestras; oficinas; organização de eventos; orientação vocacional; cursos de nivelamento; programa de podcasts; rodas de conversa; estudos e seminários científicos.
Solenidade
Durante a cerimônia, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, enfatizou que comemorar 30 anos de atividade reflete o vigor do Programa e de todos aqueles que acreditaram na ideia, além de deixar registrado, na memória da Ufam, o legado para transmitir a gerações futuras. “Passaram pelo Pet, como alunos da Ufam, vários docentes que hoje atuam na nossa Universidade. Isso mostra a força e relevância desse Programa no processo de construção desses profissionais. A atuação, durante três décadas do Pet, contribuiu para consolidar a excelência da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, referência na região, criada ainda quando a Ufam era Escola Universitária Livre de Manáos”, relembrou o gestor.
Para o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia/AM, Reginaldo da Silva Costa, é uma alegria para o Conselho fazer-se presente em um momento de comemoração como esse já que influencia diretamente na formação acadêmica dos futuros profissionais farmacêuticos. “O Conselho Regional de Farmácia/AM agradece, imensamente, o convite e reitera a alegria de estabelecer parcerias com a Ufam”, enfatizou.
Segundo a diretora em exercício e coordenadora acadêmica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, professora Merne Vasconcelos, o Pet integra o conhecimento acadêmico à prática profissional, além de fortalecer uma rede de colaboração envolvida no processo educativo. “Sinto-me honrada em participar desta solenidade porque fiz parte do Pet Farmácia em diferentes momentos, tanto como discente quanto como tutora. Para mim, é um momento ímpar participar dessa comemoração de três décadas do Pet porque, particularmente, eu só tenho a agradecer, como egressa da Ufam e do Pet, não tenho como expressar a satisfação de honrar toda essa trajetória. Agradeço, parabenizo e desejo sucesso a todos que fizeram parte dessa história”, declarou.
De acordo com a coordenadora e tutora do Programa desde 2019, professora Fernanda Simplício, essa foi uma excelente oportunidade para relembrar as conquistas e os desafios vividos pelo Programa. “É um momento especial para a nossa Faculdade de Ciências Farmacêuticas e estou muito orgulhosa de fazer parte dessa história construída com muitas mãos que trilharam esse caminho antes de mim. Tudo que nós conseguimos fazer, considerando o contexto histórico de construção do Pet, de lutas e desafios, mostra a força do Programa. O Pet é gigante e essa cerimônia, preparada com muito carinho, celebra essa trajetória de conquistas”, ressaltou.
Um passeio pela História
Durante a cerimônia foi apresentado o CinePet que mostrou a trajetória do Pet Farmácia ao longo desses 30 anos. Houveram também relatos de experiências dos petianos e entrega de placas para os parceiros do Programa, a Administração Superior da Ufam e Conselho Regional de Farmácia/AM, e também para os ex-tutores e a tutora do Pet/Farmácia.
A petiana Jhennyfer Nascimento fez uma homenagem a todos os petianos que fizeram e fazem parte do Pet Farmácia. “Hoje, reunidos nesta celebração, não estamos apenas comemorando o aniversário do Programa. Estamos celebrando histórias, memórias e conquistas. O Pet é feito de pessoas que possuem sonhos compartilhados e de um legado que cresce com cada novo capítulo. Para vocês, petianos e petianos egressos que agora seguem novos caminhos, este momento é sobre todos nós. Sobre cada projeto concluído, cada ideia debatida e pela vontade de fazer a diferença. O Pet é um laboratório de transformação em que nós tivemos a chance de crescer não só como profissionais, mas como seres humanos”, destacou.
Na oportunidade, o petiano Elias de Sousa Barros fez uma homenagem à tutora e aos ex-tutores do Pet Farmácia. “ Estamos aqui reunidos para celebrar a 30 anos de uma história marcada pela dedicação e impacto na formação acadêmica, profissional e social de inúmeras pessoas, que acima de tudo, acreditaram no poder transformador da Educação. A cada um dos tutores nosso mais profundo agradecimento. Vocês não apenas guiaram o Programa, vocês moldaram vidas, inspiraram carreiras e deixaram um legado que permanece por gerações. Que este marco de 30 anos seja apenas o começo de muitas outras conquistas, não apenas para o Programa, mas também para os docentes e alunos que hoje trazem vida à Faculdade de Ciências Farmacêuticas”, finalizou.
Durante o evento foi anunciado ainda a abertura de um novo edital para ingresso no Pet/Farmácia.
Redes Sociais