Excelência – Ciência da Computação, Pedagogia e Geografia conquistam nota máxima na avaliação do MEC
Cada comissão realiza os procedimentos no período de dois a três dias, emitindo um relatório detalhado sobre o curso, onde consta sua nota final. No ciclo de 2024, a Ufam já tem dez cursos com o conceito cinco e oito com a nota quatro
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Mais três cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ostentam o conceito cinco na Avaliação periódica realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e cujo objetivo é renovar o reconhecimento no ciclo 2024. O bacharelado em Ciências da Computação e a licenciatura em Pedagogia foram avaliados entre os dias 25 e 27 de novembro, enquanto a licenciatura em Geografia passou pelo processo de 27 a 29 do mesmo mês. Com a nota máxima obtida pelos três, subiu para dez o número de cursos da Ufam que já alcançaram a excelência, considerando o conjunto avaliado este ano. Outras oito graduações receberam o conceito quatro, que também indica ótimo desempenho nos itens analisados pelo Inep/MEC.
Em nome da Administração Superior da Ufam, o reitor, professor Sylvio Puga, parabenizou os cursos que alcançaram a nota máxima. "Esse resultado é fruto de um trabalho da Proeg, da PEI e da CPA [Comissão Própria de Avaliação], em conjunto com cada Unidade Acadêmica. As notas também refletem a nossa busca permanente pela excelência nos cursos de graduação", comemora o reitor.
Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, esses resultados muito positivos na avaliação externa de bacharelados e licenciaturas da Ufam, tanto na capital quanto nas unidades fora da sede, reflete a qualidade do trabalho coletivo que envolve muitos atores. “Temos um excelente trabalho da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e equipe junto a coordenações de cursos (CC) e os respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) e Comissões Setoriais de Autoavaliação (CSA)”, enumera o titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). “Podemos afirmar que, hoje, estamos preparados para sermos avaliados e mostrar todas as evidências do ensino superior de qualidade que prestamos à sociedade. Enfatizo o empenho de cada coordenador (a) de curso, protagonistas dessa excelência nas avaliações”, complementa o gestor.
Responsável por acompanhar todas as etapas do processo avaliativo, a procuradora educacional institucional, TAE Raimunda Sabóia, ressalta que a chamada “avaliação externa in loco virtual”, foi instituída pela Lei n. 10.861/2004 e se conduz por uma comissão de dois avaliadores do Inep. “Eles analisam cada curso a partir destas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura”, sintetiza Sabóia. Ao recepcionar o calendário do período, a PEI informa aos gestores da Universidade e aos coordenadores dos cursos, como a primeira ação. “Também realizamos reuniões de orientações envolvendo a Comissão Própria de Avaliação e a Biblioteca Central, acerca dos itens apreciados e da documentação exigida, conforme a agenda de visitas. Além disso, temos o suporte do Ctic [Centro de Tecnologia da Informação de Comunicação] para garantir a estabilidade do sinal de internet durante a visita às instalações físicas dos cursos em avaliação externa, por geolocalização via aplicativo Microsoft Teams”, detalha a procuradora a respeito das parcerias.
Ciências da Computação
Com 56 vagas anuais, o bacharelado em Ciências da Computação tem investido na oferta de educação de alto nível e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, indo além dos requisitos técnicos antes suficientes para a preparação dos profissionais dessa área. Ao anunciar a conquista da nota cinco no Instituto de Computação (Icomp), o coordenador do curso, professor Alexandre Passito, frisou “a dedicação da equipe envolvida e o compromisso desses atores com o avanço tecnológico e social da região Norte e do Brasil”.
Em termos específicos, a preparação para a visita incluiu, por exemplo, a organização dos documentos exigidos pelo MEC e apresentação das evidências – em detalhes – para cada aspecto sob a análise dos examinadores. E isso se concretizou durante as reuniões envolvendo docentes, discentes e técnicos-administrativos vinculados ao curso e, segundo o coordenador, com enfoque na demonstração da excelência em ensino, pesquisa, extensão e apoio aos estudantes. Por fim, ele enumerou quais aspectos foram considerados os diferenciais quando os avaliadores do Inep olharam para o bacharelado.
“A avaliação destacou pontos como as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão totalmente implantadas e alinhadas às demandas da região amazônica; os objetivos do curso planejados com foco em inovação e características locais e globais; o perfil do egresso, que combina alta competência técnica e habilidades para solucionar desafios regionais e globais; a aplicação de metodologias de ensino modernas, que promovem a integração entre teoria e prática por meio de tecnologias avançadas e práticas inovadoras; o apoio robusto ao discente, garantindo inclusão, acessibilidade e permanência acadêmica; e, por fim, os trabalhos finais e atividades complementares bem estruturados, capazes de promover o desenvolvimento integral dos estudantes”, elencou o professor Alexandre Passito.
Pedagogia
Ligado à Faculdade de Educação (Faced), o curso de Pedagogia oferta 168 vagas anuais, distribuídas igualmente nos turnos matutino e vespertino. Seu egresso é qualificado para atuar principalmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, mas também na gestão educacional, inclusos aí planejamento, administração, execução e avaliação de planos e projetos pedagógicos. Ao citar a pesquisadora Wilma de Nazaré Baía Coelho, o professor Paulo Ricardo Freire, um dos responsáveis pela comunicação direta com a PEI/Proeg, é enfático a respeito do aspecto coletivo desse trabalho: "Professor (a) não faz carreira solo".
Na Ufam, o curso vem investindo na flexibilidade curricular, no combate à evasão e no trabalho interdisciplinar para a formação dos seus profissionais como estratégias de melhoria do desempenho global, como enumeram os coordenadores do matutino, professor Paulo Ricardo Freire, e do vespertino, professora Marinês Souza. Esses fatores contribuíram para a nota máxima e, inclusive, o relatório final com vistas à renovação do reconhecimento detalha, na conclusão, terem sido atendidas as exigências formativas “[...] para o desenvolvimento de competências e habilidades dos licenciados”.
Os dois trabalham juntos em questões relacionadas à comissão de estágios e à articulação com as redes de ensino para projetos colaborativos. “Somente na dimensão coletiva se obtém bons resultados. E também com financiamento para educação que seja condizente com o tamanho das metas que se quer alcançar”, arremata o professor Freire, apontando a prioridade no tratamento da educação.
Geografia
A licenciatura em Geografia, terceiro curso avaliado pelo Inep/MEC nessa leva e cuja visita virtual ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro, também alcançou a nota cinco. Com duas turmas, são ofertadas 38 vagas para o turno matutino e mais 46 para o noturno. Como informa o coordenador, professor Raphael Fernando Diniz, a proposta de formação é centrada no perfil crítico, participativo e inovador dos egressos. “O projeto se alinha às dinâmicas das novas relações entre a sociedade e a natureza no mundo contemporâneo, visando a tornar nossos egressos protagonistas no processo de promoção da sustentabilidade e do bem viver nos espaços rurais, urbanos, ribeirinhos e nas florestas da Amazônia”, sintetiza Diniz a respeito dos licenciados que estarão aptos a lecionar na educação básica, em escolas públicas e privadas.
“Para alcançar a nota máxima na avaliação do MEC, o Departamento de Geografia tem atuado em diversas frentes. No processo de formação, os discentes têm possibilidade de atuação em ações de ensino, pesquisa e extensão, para as quais há bolsas financiadas por agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela própria Universidade“, elenca o coordenador. “Os discentes dispõem de amplo e diverso espaço para o aprendizado prático das teorias da Geografia, com atividades nos nove Laboratórios dedicados a diferentes áreas”, completa o professor. Além disso, os trabalhos em campo exploram as várias paisagens, sejam elas urbanas, rurais, florestais, hidrográficas, entre outras; e isso adiciona o aspecto da formação prática ao aprendizado durante a graduação.
Com 20 docentes, sendo 19 doutores, a equipe fica completa com dois TAEs, o que, segundo a coordenação, é outro fator que permitiu o êxito do curso nesta última avaliação externa. “Agradecemos aos docentes de outros departamentos que ministram aulas em nossas turmas, e aos servidores das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, que deram valioso apoio no processo. Essa conquista é fruto do empenho daqueles que se dedicaram com afinco e amor pela educação pública, gratuita e de qualidade”, reconhece o professor Diniz.
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