Nova direção da Adua toma posse em Assembleia Geral Simultânea para o biênio 2024-2026
Com a participação da Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a nova direção da Associação dos docentes da Ufam (Adua) toma posse na quarta-feira, 27, no auditório Professor Osvaldo Coelho, na sede da Seção Sindical, no setor Sul do Campus Universitário. A chapa eleita `A força que vem da luta coletiva, sob a liderança da professora Ana Lúcia Silva Gomes, dá continuidade à luta pelos interesses da categoria. A posse ocorreu de forma híbrida.
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
Revisão Rozana Soares
Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou o público presente e demais autoridades e, em seguida, destacou a presença do professor José Alcimar de Oliveira pela energia renovada para a composição da nova direção da Associação. Puga disse que “essa disposição serve como exemplo para todos nós, porque é apaixonante”. Ele continua seu discurso, afirmando que as boas relações entre a administração superior e a Adua esteve mantida através do diálogo fraterno constante, comprovado por outras administrações que passaram pela associação.
Diálogo
Sylvio Puga cita a trabalho desenvolvido pela Adua no processo de reformulação da Estatuinte da Ufam que há anos vinha sendo retardada para a sua aprovação, destacando a figura da professora Ana Cláudia Fernandes Pinheiro pela atuação nesse processo. Para Puga e a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, o trabalho coletivo faz parte de um m grande sentimento, no entanto, envolve uma concentração de pessoas defendendo ideias e pensamentos diferenciados e o desafio é congregá-las para cheguarem em um ponto comum. O reitor acredita que uma única decisão não envolvendo um processo dialético não pode ser nunca uma decisão verdadeira.
No seu discurso, Puga parabeniza a direção que encerra o seu mandato, assim como, a nova diretoria que se inicia. O reitor afirma a todos os presentes que manterá um relacionamento republicano e de respeito junto à nova direção.
Luta pelos direitos da categoria
A nova direção, representada pela professora Ana Lúcia Silva Gomes, dá importância a presença do público presente, no sentido da Associação pertencer a toda a comunidade acadêmica. “Não é a nova diretora que está entrando, mas é cada um de vocês, filiados e os não afiliados”, disse Ana Lúcia Gomes. Ela apresenta uma série de atividades de luta contra ações do governo do ex-presidente Bolsonaro, não somente a favor dos trabalhadores e trabalhadoras da área da Educação Superior, mas também para outras pautas, como: o racismo, violência contra a mulher, LGBTQI+, comunidades tradicionais, dentre outras.
Ela que fez parte de outras gestões na Adua e, agora, presidente, acredita que ainda há muita luta pela frente. “Não dá numa assembleia como essa discutir os problemas como um todo”, disse a docente, que ressaltou que “a luta pelos direitos da categoria não é contra a Universidade, mas defender os interesses da Universidade”.
Mesa de honra
Na composição da mesa de honra, além do reitor, professor Sylvio Puga, estiveram presentes, o ex-presidente da Adua, professor Francisco Jacó, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), dentre outros.
Nova direção
Compõem a Diretoria Executiva eleita as(os) docentes Ana Lúcia Silva Gomes (presidente); Raimundo Nonato Pereira da Silva (1º vice-presidente); José Alcimar de Oliveira (2º vice-presidente); Valmiene Florindo Farias Sousa (1ª secretária); Francisca Maria Coelho Cavalcanti (2ª secretária); Ana Cristina Belarmino de Oliveira (1ª tesoureira) e Maria Jacirema Ferreira Gonçalves (2ª tesoureira).
Redes Sociais