Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza Campanha de Conscientização em Segurança da Informação e Privacidade
Início do conteúdo da página

Ufam realiza Campanha de Conscientização em Segurança da Informação e Privacidade

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 10h22 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 10h47 | Acessos: 101

Em comemoração ao Dia Internacional da Segurança da Informação (30 de novembro), a Ufam realiza a Semana da Segurança da Informação e Privacidade, de 25 a 30 de novembro. O objetivo é conscientizar todos os usuários da Ufam sobre a importância da adoção de boas práticas de segurança e privacidade nos meios digitais, bem como o uso seguro da internet em computadores e dispositivos móveis.

Seguindo as políticas de Segurança da Informação e Proteção de Dados vigentes e com a preocupação de reforçar a segurança da informação e a privacidade no âmbito institucional, a campanha é promovida por meio da parceria entre o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), o Escritório de Proteção de Dados da Ufam (DPO), e a Assessoria de Comunicação, sob a coordenação de Segurança da Informação e está em conformidade com o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), estabelecido pela Portaria SGD/MGI Nº 852/2023, e em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018) e as orientações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Os conteúdos serão divulgados pelas redes sociais da Ufam (Facebook, Instagram, X, etc.) e pelos sites institucionais (Portal Ufam e CTIC). A iniciativa é voltada para servidores (ativos e aposentados), alunos e toda a comunidade acadêmica que utiliza a rede institucional como meio de informação e trabalho. “A campanha busca promover práticas que minimizem riscos como roubo, perdas de dados e danos a servidores, sistemas, redes e dispositivos móveis. Os conteúdos da campanha são baseados nas Cartilhas de Segurança da Internet, elaboradas pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Essas cartilhas oferecem recomendações e dicas práticas para aumentar a segurança e a privacidade dos usuários na internet, protegendo-os contra ameaças digitais”, informa Gilberto Aires Libania, responsável pela ação.

A campanha apresentará seis fascículos temáticos, com resumos e links para as cartilhas completas, abordando os seguintes tópicos:

 

  • Proteção de Dados: Adotar uma postura preventiva, utilizar mecanismos de segurança adequados, conhecer a legislação vigente e garantir seus direitos.

 

  • Autenticação Forte e Senhas: Dicas para criar e gerenciar senhas seguras.

 

  • Prevenção de Vazamento de Dados: Como reduzir a quantidade de dados expostos e agir rapidamente para mitigar danos em caso de vazamento.

 

  • Proteção contra Golpes na Internet: Identificar e evitar golpes como phishing e outras fraudes digitais.

 

  • Segurança contra Códigos Maliciosos: Manter dispositivos livres de vírus, malwares e outros códigos maliciosos.

 

  • Trabalho Remoto Seguro: Como trabalhar de forma segura de qualquer lugar, prevenindo que contas invadidas ou computadores infectados sejam usados como portas de entrada para ataques à instituição, evitando prejuízos a todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página