Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe visita de comitiva do Exército para futura parceria
Início do conteúdo da página

Ufam recebe visita de comitiva do Exército para futura parceria

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 12h42 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 15h41 | Acessos: 90

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Na manhã desta quinta-feira, 31, a Administração Superior da Ufam recebeu no gabinete a visita da comitiva do Exército Brasileiro liderada pelo general de divisão Eduardo Wolski, vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia. O encontro tem o objetivo de apresentar os serviços de ambas Instituições, principalmente, na área de pesquisa, para o desenvolvimento de ações conjuntas. O Instituto de Computação (Icomp) e o Instituto de Ciências Exatas (ICE) apresentaram suas atividades com potencial de trabalho em conjunto.   

O professor José Luiz de Souza Pio, diretor do Icomp, fez uma exposição aos convidados sobre a Universidade e o Instituto ressaltando alguns projetos de pesquisa realizados por membros da unidade. Após isso, também houve uma breve apresentação por parte do Exército sobre iniciativas voltadas para a educação. Além disso, gestores e pesquisadores puderam falar um pouco sobre os trabalhos realizados em suas pesquisas. “Isso é um encontro em que cada um cumpre a sua missão. A Ufam e o Exército cumprem suas missões aqui, mas o tempo faz que a gente perceba que está trabalhando na mesma direção, mas precisamos unir as nossas forças porque é necessário, é importante. Sendo até a nosso favor e a favor da nossa região”,  declarou o reitor, professor Sylvio Puga. 

A comitiva foi liderada pelos generais de divisões Washington Rocha Triani, chefe de Comando, Controle e Informação do Departamento de Ciência e Tecnologia, Omar Zendim, diretor-executivo do Condefesa, Eduardo Wolski, vice-chefe do Depto. de Ciência e Tecnologia e Juraci Ferreira Galdino, comandante do Instituto Militar de Engenharia. “A gente só vai ter, de fato, uma segurança nacional na região Amazônica se tivermos o conhecimento associados ao dos nossos pesquisadores. Então,  agradeço a oportunidade. Eu acho que temos aqui um grupo de militares, cada um deles certamente foi tirando as suas conclusões e a gente tem condições após dar um seguimento a isso. Gostaria de agradecer ao professor Puga, ao professor Pio e aos demais professores, pelas explanações e fica certamente  a sementinha em cada um dos assuntos para que a gente possa seguir depois”, disse o general de divisão Eduardo Wolski. 

“O que a gente quis mostrar foram as iniciativas e perspectivas que nós temos em relação a esse relacionamento que temos tido com o Exército, com as forças armadas em geral, mas em particular, com o Exército, e os desafios previstos que podemos enfrentar com a criação de novos eventos”, expôs o diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio. “Decidimos ampliar para toda a comunidade da Ufam, para todos os colegas que desenvolvem projetos científicos e tecnológicos, em particular o ICE e a FT, para que pudessem mostrar suas ações e demonstrar o interesse em fazer parcerias também com as forças armadas”, detalhou o gestor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página