Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam tem aprovação para três cursos de mestrado e dois de doutorado
Início do conteúdo da página

Ufam tem aprovação para três cursos de mestrado e dois de doutorado

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 09h51 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 11h26 | Acessos: 767

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-ES/Capes), aprovou, nas reuniões 231 e 232, três cursos de mestrado e dois de doutorado. Os mestrados serão em Filosofia, Administração e Engenharia Civil, enquanto os doutorados em Sociedade e Cultura na Amazônia e em Serviço Social Sustentabilidade na Amazônia.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

A aprovação desses cursos foi comemorada pela titular da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Adriana Malheiro. “Os programas aprovados foram o Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade de Estudos Sociais (FES), o Mestrado Acadêmico em Filosofia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e o Mestrado em Engenharia Civil. Além disso, tivemos aprovação de dois doutorados, um Sociedade e Cultura na Amazônia e o outro em Serviço Social, ambos do IFCHS. A aprovação destes novos cursos reflete que a política institucional de Pós-graduação da Ufam segue alinhada ao planejamento estratégico e à autoavaliação, estando em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Esses cursos resultarão em grande impacto social, com a formação de mestres e doutores preparados para atuar na Amazônia”,  analisa a titular da Propesp sobre as aprovações.

Ciências Humanas e Filosofia

Após um período de suspensão, o PPGSCA retomou as suas atividades. De acordo com o coordenador do Programa, professor Caio Augusto Teixeira Souto, “a retomada do curso de doutorado do PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia, após a suspensão, resulta de um trabalho intenso e articulado. O esforço coletivo da equipe, dos docentes, dos discentes, dos egressos e da coordenação do programa foi decisivo para alcançarmos essa aprovação da Capes”, esclareceu ele.

O professor Souto explicou ainda que a coordenação teve papel central ao liderar planejamento estratégico e autoavaliações realizadas por etapas, que permitiram identificar e corrigir pontos essenciais. Marco importante nesse processo foi a visita in loco, em 2023, do coordenador da câmara de humanidades da área interdisciplinar da Capes, o que contribuiu muito para reformularmos o curso. O resultado certifica o compromisso da Ufam com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento de pesquisas que valorizem as particularidades da Amazônia”, expôs o coordenador.

A professora Iraildes Caldas, diretora do IFCHS, recordou que, “além da retomada do doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia, a direção do IFHCS desempenhou papel fundamental ao apoiar a abertura de outros importantes programas no último biênio, a exemplo do doutorado em Serviço Social e dos mestrados acadêmicos em Filosofia e Sociologia. Com todas as áreas do IFHCS agora contando com os próprios programas de pós-graduação, o PPGSCA poderá seguir com sua missão em uma nova etapa, aprofundando e celebrando a interdisciplinaridade, que sempre foi uma de suas marcas, e fortalecendo relações entre as diversas disciplinas do Instituto”, completou.

Ela foi coordenadora da última gestão do PPGSCA que este ano completa 26 anos de história, acredita que consolida uma trajetória de excelência e compromisso com pesquisa interdisciplinar sobre realidades amazônicas. “Para celebrar essa conquista, o VI Siscultura, que será na última semana de novembro, marcará não apenas a retomada do doutorado do PPGSCA, mas também as aberturas e os avanços que têm fortalecido o Instituto e o programa, reafirmando seu compromisso com a formação interdisciplinar e a inovação, no âmbito das ciências humanas”, concluiu Iraildes Caldas.

Conquista para as engenharias

Além dos cursos aprovados no âmbito do IFCHS, que totalizaram quatro, a Ufam também foi contemplada com a aprovação de mais um curso, só que, desta vez, vinculado à Faculdade de Tecnologia. Trata-se do mestrado em Engenharia Civil, ofertado anteriormente pela Universidade e que também havia sido suspenso. Com a retomada, haverá oportunidades para formados pela própria Ufam, assim como para egressos de outras instituições que desejem se aprofundar nessa especialidade da engenharia. O objetivo, portanto, é qualificar os profissionais para a pesquisa e prepará-los para a docência superior.

registrado em:
Fim do conteúdo da página