Evento ensina a elaborar projetos de inovação tecnológica
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
Para divulgar o processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) realizou na manhã desta sexta-feira (3) o seminário “Abertura do Edital Pibiti 2022/2023”. O programa busca incentivar os estudantes de graduação a desenvolverem soluções inovadoras para problemas da atualidade. As inscrições para o Programa seguem até o dia 30 de junho. Confira o edital.
De acordo com a pró-reitora pro-tempore de Inovação Tecnológica, professora Socorro Lima Verde, o evento foi promovido para dar uma nova visão do Pibiti, mais voltada para o resultado, para o produto inovador. “Nós convidamos o professor Joel Weisz que já foi diretor da Finep e hoje ele é empresário, tem empresa de consultoria voltada para essa área de inovação e ele tem muito clara essa visualização da relação entre universidade e empresa, então, queremos mostrar para os estudantes de graduação que eles têm um futuro pela frente para que eles possam empreender e que os projetos já saiam dentro da visão científica, mas também que tenham uma visão tecnológica e de aplicação prática no desenvolvimento tecnológico”, expôs a pró-reitora.
Coordenador do Pibiti, o professor José Reginaldo Hughes, fez uma breve apresentação sobre o edital do programa destacando os pontos principais do documento para orientar os candidatos quanto à submissão à seleção. “Vamos, de novo, sair da caixa, e vamos pensar na nossa área, na tua área, por mais distante que seja desse - vou chamar de preconceito - de que só quem faz inovação é o pessoal que trabalha coisas assim, que mexe com elétrica, engenharia ou com computação”, disse o professor. “Pensa na tua área, naquilo que ela pode fazer de importante para a sociedade e prepara o projeto”, incentivou o coordenador.
Abordando o tema “Projetos de Inovação Tecnológica no âmbito acadêmico", o professor Joel Weisz discorreu sobre os pontos importantes a serem considerados na hora de elaborar um projeto. “Eu acho maravilhosa essa ideia de induzir os jovens a inventarem os seus projetos, o que eles querem fazer, porque os jovens têm ideias novas na cabeça. Deixar eles darem largas à sua criatividade, darem vazão à criatividade. Porque daí surgem ideias, umas frutificam, outras não. Se você for ver, a maior parte das inovações não vem de pessoas da minha idade, vem de pessoas jovens”, observou o palestrante.
O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e teve transmissão online pelo canal da Ufam no Youtube para que os estudantes dos campi fora da sede pudessem acompanhar e se inteirar das informações compartilhadas.
Para assistir à transmissão, acesse o canal da Ufam no Youtube.
Confira matéria relacionada:
Protec abre processo seletivo para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)
Redes Sociais