Servidores participam de capacitação voltada para prevenir atos de fraude e corrupção no setor público
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, entre os dias 9 e 13 de dezembro, o curso de Gestão da Integridade ministrado pelas servidoras Jane Maria Castro Guidão e Joseane Batalha Pinto do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais (DEPI/Proplan). O curso foi promovido pela Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) com o objetivo de capacitar os servidores para agregar valor às práticas de gestão voltadas para a integridade pública da Instituição.
O principal tema abordado foi o Programa de Integridade, instituído pela portaria nº 1.080/2018 da Controladoria Geral da União (CGU), que estabelece que os órgãos da Administração pública direta e fundacional devem estruturar os seus programas de integridade e elaborar o Plano de Integridade. A ideia é prevenir atos de fraude e corrupção no setor público. Foram abordados também temas como nepotismo, conflito de interesses, tratamento de denúncias, código de ética, transparência ativa, entre outros.
De acordo com a palestrante, servidora Joseane Batalha Pinto, o curso Gestão da Integridade dissemina a cultura de integridade pública em consonância com o Programa de Integralidade da Ufam. “O plano de Integridade da Ufam, aprovado em 2018, estabelece medidas para prevenir, detectar e remediar atos de fraude e corrupção em apoio à boa governança, seguindo as recomendações da CGU”, finalizou.
Redes Sociais