Página inicial > Últimas Notícias > Encontro Internacional discute pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia

• Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 15h00
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

O Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia, ocorrido entre os dias 26 e 28 de novembro, reuniu as comunidades acadêmicas do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC-UFAM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tabatinga (IFAM-CTBT) e da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), sede Amazônia.

As três instituições, em parceria com a classe empresarial e com outros órgãos nacionais e internacionais, entre eles o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), SENA, Caja de Compenación Del Amazonas  (CAFAMAZ) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), se reuniram para dialogar e fortalecer os laços de cooperação entre os dois países (Brasil/Colômbia).

O objetivo, portanto, foi o de promover um conjunto de ações, como palestras, mesa-redonda, relatos de experiências e apresentações de trabalhos, que permitam propor alternativas de análise e de solução para os problemas reais e concretos que afetam diretamente a vida dos habitantes das cidades e das diversas comunidades daquela região fronteiriça.

Amplo debate

Dentre os presentes estavam o professor Diego Cardona, da Universidad EAN-Bogotá-Colômbia, o diretor de Relaciones Internacionais e Eventos do Conselho Federal de Administração, Gilmar Camargo de Almeida, e o diretor da Faculdade de Estudos Sociais/Ufam, professor Jorge Campos. Durante o evento, participaram estudantes, pesquisadores, técnicos e membros da sociedade civil.

O Encontro teve o apoio dos reitores da Ufam, professor Sylvio Puga e da UEA, professor Cleinaldo Costa. Segundo a coordenação do evento, o Encontro poderá refletir em futuras ações no ensino, na pesquisa e na extensão, trazendo nova perspectiva para o desenvolvimento da região da tríplice fronteira.