PPG em História da Ufam abre chamada para o dossiê 'História Oral e Pública: escutas sensíveis em tempos desafiadores'
Por César Augusto Queirós/editado por Juscelino Simões
A Revista Canoa do Tempo, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-Ufam), abre chamada para o Dossiê: História oral e pública: escutas sensíveis em tempos desafiadores. O prazo para submissão de artigos ocorre a partir desta segunda-feira, 9 de dezembro de 2019 a 6 de abril de 2020.
O dossiê pretende oferecer um espaço para publicação de reflexões sobre a produção do conhecimento histórico em história oral e em história pública, bem como a respeito das diferentes experiências pedagógicas e de ação participativa relacionadas ao tema, num contexto em que a escuta e o diálogo se tornam cada vez mais necessários no fazer historiográfico e no combate às intolerâncias e apagamentos.
Neste sentido, o programa convida pesquisadores e pesquisadoras a enviarem seus trabalhos teóricos e práticos voltados aos conceitos de memória, usos do passado, produção e divulgação do conhecimento histórico, ensino de história e patrimônio, tendo como referencial a história oral e a história pública.
O dossiê deseja contribuir, ainda, para aprofundar as discussões que envolvem o 'tempo presente', as relações entre história e memória, os diálogos entre academia e comunidades, bem como a historiografia produzida no contexto do chamado “boom memorialístico” e seus públicos.
Os organizadores da revista são os professores Glauber Cícero Ferreira Biazo (PPGH-Ufam) e a professora Marta Gouveia de Oliveira Rovai da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
Redes Sociais