Página inicial > Últimas Notícias > Josias Ferreira é o primeiro mestre titulado da nação Sateré-Mawé

Josias Ferreira é o primeiro mestre titulado da nação Sateré-Mawé

• Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 14h30
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 2071

O professor de pedagogia Josias Ferreira, membro do clã ut (sateré), do povo Sateré-Mawé, etnia amazonense localizada na terra indígena Andirá-Marau, na divisa do Amazonas com o Pará, defendeu no último dia 28 de novembro pesquisa de mestrado e se tornou o primeiro integrante do seu povo a ser titulado na área de Sociedade e Cultura na Amazônia, do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA).

O professor doutor Renan Albuquerque foi o orientador do trabalho. Integraram a banca os professores doutores Odenei Ribeiro, do PPGSCA, e Vicente Aguiar, docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A defesa aconteceu na Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).

Sobre a dissertação

Josias realizou levantamento para investigar a construção social da figura do kapi (antigo capitão), liderança étnica, ao longo de décadas do século passado até os tempos atuais. Segundo dados de campo e reconstituições histórias acerca de problemáticas envolvendo a transição da ideia de capitão para kapi, foi interessante notar o estilo de narrativa adotado por Josias.

O membro do clã utilizou suas experiências formativas tradicionais e lembranças relacionadas a ancestralidade clânica dos parentes, para constituir sua escrita. “Foi uma ação conjunta e muito significativa”, complementou Josias, que contou com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para desenvolver a atividade.