Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Ufam que compõem equipe iGEM 2019 ganham medalha de bronze em competição de Biologia Sintética  
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos da Ufam que compõem equipe iGEM 2019 ganham medalha de bronze em competição de Biologia Sintética  

  • Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 17h02
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 3607

Texto: Lorena Marçal

Edição: Sebastião de Oliveira 

A equipe iGEM-Amazonas (2019), formada por um grupo multidisciplinar de alunos de três instituições de ensino do estado - Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) - foi medalhista de bronze na Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas (iGEM), maior evento de Biologia Sintética do mundo e responsável por reunir centenas de estudantes e pesquisadores em Boston, Estados Unidos, todos os anos.

No período de 31 de outubro a 4 de novembro de 2019 a equipe participou com a apresentação do projeto BeliE.V.E ou “Acreditar” em português, em fase inicial, o projeto tem como objetivos “programar” bactérias para reconhecerem características encontradas em tumores sólidos e, executar a produção de agentes terapêuticos. O iGEM-Amazonas é o primeiro time da região norte a representar o Brasil em um evento de grande magnitude para a Biologia Sintética, ciência multidisciplinar que se baseia em conceitos de Biologia Molecular, Engenharia e Bioinformática.

Atualmente, a equipe é constituída por estudantes de graduação dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Software, Farmácia, Física, Biomedicina e Medicina, os quais trabalham desde fevereiro para levar resultados para a competição. A equipe conta com o apoio de professores e alunos de pós-graduação da Ufam, e possui um histórico de destaque na competição, tendo conquistado medalhas de bronze (2013), prata (2016 e 2017) e ouro (2014).

Para a orientadora da equipe e professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB),  Lorena Nacif Marçal, participar da competição é muito importante para a formação acadêmica dos estudantes.

"É visível os avanços dos alunos que participam do time não só cientificamente, mas também no contexto da responsabilidade social, com a reflexão sobre o papel que a ciência deve ocupar na sociedade. Participar da competição em Boston expandiu imensamente os horizontes destes alunos e mostrou novas possibilidades em suas carreiras e projetos. Sem o apoio das instituições do Estado não conseguiríamos ter um histórico tão relevante de participação na competição. Contamos com o apoio e o auxílio financeiro da Ufam e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). As instituições privadas Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda e Instituto Serrapilheira foram importantes apoiadores do iGEM-Amazonas e nos ajudaram com o custeamento do projeto e da viagem aos EUA. A empresa Cellco patrocinou a equipe com reagentes e insumos laboratoriais e contamos também com apoio da Fundação Amazônica para Proteção da Biosfera (FDB). Somos muito gratos a todos os apoiadores e colaboradores do iGEM 2019”, disse a docente.

Além da ajuda recebida da Ufam e da Fapeam, os alunos contaram com o auxílio liberado através de uma Emenda Parlamentar. De autoria do ex-deputado estadual e ex- Secretário de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas Luiz Castro Andrade Neto, a emenda foi aprovada no valor de 50 mil reais. ‘’Este foi um fator determinante para a nossa equipe conseguir participar da competição iGEM deste ano. Foi a primeira vez no Amazonas que uma emenda parlamentar foi destinada diretamente à pesquisa e é importante que outros grupos de pesquisa saibam das alternativas que existem para prosseguir com seus trabalhos’’, ressaltou o aluno Gabriel Borel, integrante da equipe iGEM. 

De acordo com Lorena Marçal, todos os alunos desenvolvem suas atividades no Núcleo de Biologia Sintética do Centro de Apoio Multidisciplinar (NBS/CAM), sob orientação do professor Spartaco Astolfi Filho, um dos cientistas mais renomados do Brasil na área de engenharia genética e professor emérito da Ufam. ‘’A competição é uma oportunidade única para estes alunos. O iGEM permite que jovens cientistas realizem pesquisa de ponta e recebam feedback de especialistas renomados, além de permitir que eles realizem pesquisas em colaboração com diversos laboratórios do mundo’’, ressaltou o professor Spartaco.

Oportunidade

A professora Lorena Marçal informou ainda que a equipe deseja receber novos integrantes e colaboradores. O interessado pode contactar ou acompanhar o trabalho da equipe pelas redes sociais iGEM Amazonas Brazil no facebook e @igemamazonas no instagram, ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Mais informações pelos e-mails e telefones: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (92) 98252-9665, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (92) 99248-3161 e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (92) 99166-5666.

Crédito da foto 2: Igem Foundation e Justin Knight

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página