Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos selecionados na II Feira Amazonense de Matemática irão representar o Amazonas no evento nacional, em 2020

• Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h04
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Discentes de escolas do ensino fundamental e do ensino médio da capital e do interior, além de acadêmicos, irão participar da VII Feira Nacional de Matemática, que será realizada no próximo ano, entre os dias 27 e 29 de maio, em Campos Novos, Santa Catarina. Ao todo, 12 propostas, sendo dez desenvolvidas por estudantes da educação básica e duas por universitários, foram indicadas para representar o Amazonas no evento nacional, depois de terem sido selecionados na segunda edição da Feira Amazonense de Matemática. Veja aqui a lista dos selecionados.

Contato

O envio dos trabalhos é fruto de acordo firmado entre a comissão organizadora da Feira Amazonense e a comissão organizadora da Nacional. Durante o evento, serão disponibilizados alojamento e alimentação para o professor orientador e mais dois alunos expositores.

Até o próximo dia 22, os professores coordenadores dos trabalhos devem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. contendo os seguintes dados: nome completo e número de celular (preferencialmente com WatsApp). No mesmo e-mail, os professores deverão reafirmar o compromisso de participar da Feira Nacional.

Feiras Estadual e Nacional

O evento estadual ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2019, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade foi organizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), e com a parceria do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET-Ufam), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).

A FNMat, por sua vez, é um espaço aberto de compartilhamento do conhecimento matemático e da Educação Matemática que efetivamente acontece em todos os níveis e redes de ensino. E, considerando os 35 anos de história e construção colaborativa, seus objetivos são também: Contribuir para uma reconfiguração de metodologias no ensino de Ciências e, particularmente, a Matemática; Fortalecer a concepção da Matemática como ciência decorrente de um processo histórico, cultural e social, cuja aprendizagem é mediada pelo professor; Promover o intercâmbio de experiências inovadoras e inéditas que envolvem temas contemporâneos considerando especificidades regionais ou não, bem como a interação das escolas com instituições científicas e comunidade; Despertar nos estudantes maior interesse nas Ciências Exatas, Ciência e Tecnologia, instigando a curiosidade científica, o protagonismo juvenil e o pensamento crítico; Valorizar e promover a participação de todas as redes e níveis de ensino; Realizar a formação de professores que participam das Feiras de Matemática.