Página inicial > Últimas Notícias > Confaeb e Congresso Internacional de Arte-Educadores realizam solenidade de abertura

• Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 14h59
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Na sua 29ᵃ edição, o Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores (Confaeb) foi realizado em conjunto com o 7º Congresso Internacional dos Arte-Educadores. A solenidade de abertura dos eventos ocorreu no último dia 13 de novembro, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam). “Norte da resistência: lugares e contextos da Arte-Educação no Brasil” é o tema central dos congressos, que têm programação até este domingo, 17, em diversos lugares da capital amazonense.

Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a diretora da Faculdade de Artes (Faartes), professora Rosemara Staub, oficializou a abertura dos dois eventos que, pela primeira vez, ocorrem na Região Norte. Na ocasião; compuseram a mesa, além da diretora da Faartes, professora Rosemara Staub, o diretor da Escola Superior de Artes e Turismo da  Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), professor Fabio Carlos Bastos Santos; a presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil (Faeb) e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), Roberta Puccetti; e os coordenadores locais, professores Walter Mesquita e Eneila Almeida dos Santos.

Durante seu pronunciamento, Rosemara Staub congratulou a todos os participantes e, como membro da Federação de Arte-Educadores do Brasil (Faeb), disse que, há 30 anos, tem esperado a realização desse evento em Manaus. Para concretizar o desejo, quebrou o protocolo e chamou a pesquisadora Ana Mae Bastos Barbosa, pioneira em arte-educação por sua sistematização da Proposta Triangular que consiste em programa educativo de gênero. Barbosa disse ser fascinada com a diversidade cultural na Amazônia. Ela acredita que, no momento atual, a palavra “resistência” não é apenas uma mera retórica universitária ou título de um congresso, mas dá relevância ao compromisso de luta contra as ações de sucateamento da educação pública brasileira. Nesse sentido, a pesquisadora citou três expressões que permitem atuar nesse cenário: resistência, insistência e nunca desistência.

A diretora da Faartes leu um pequeno texto biográfico em homenagem à memória do artista visual Roberto Evangelista, isso em virtude de seu falecimento na última terça-feira, 12. Inovador, Evangelista conquistou o reconhecimento internacional pelas suas elaboradas instalações, as quais refletiam sua visão especial sobre a Amazônia.  Ao finalizar seu discurso, ela desejou a todos um ótimo evento.

A presidente da Faeb e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), Roberta Puccetti, considerou que a realização dos dois congressos é um momento de encontros e de trocas de experiência, pesquisa e conhecimento, oportunizando discussões, reflexões e ações que promovam a qualidade do ensino da Arte em todo o País. Segundo ela, a Federação surgiu há 29 anos, a partir da estruturação forças, no momento de crise do ensino de arte, deflagrando uma luta pelo espaço e pela identidade da Arte-Educação. “Essa luta pela qualidade do ensino da Arte está pautada na valorização das diferenças com a identidade social e cultural”, disse a presidente, ao enfatizar o direito como fator de acesso à Arte, ou seja, garantindo seu espaço de excelência.

O congresso reúne aproximadamente 400 pessoas, entre professores,  artistas, estudantes (graduação e pós-graduação), gestores, representantes de associações nacionais e internacionais, dentre outros, e se pretende como um espaço de diálogos e produção de conhecimento artístico e científico. "É um evento intenso de trocas, de reflexões, mobilizações políticas em prol da qualidade e importância da educação brasileira",  completou a presidente da Faeb.

O diretor da Esat/UEA), professor Fábio Carlos Bastos Santos, destacou o quanto a realização dos dois congressos fez que houvesse a união entre Ufam e UEA, consolidando definitivamente as relações de duas importantes Instituições de Ensino Superior no Amazonas no tocante ao tema. “Louvamos aos organizadores pela forma eficiente como têm conduzido os trabalhos, permitindo o  fortalecimento do ensino da arte, o que deixa margem para outros eventos frutos dessa parceria”, finalizou o diretor da Esat/UEA.

.