Página inicial > Últimas Notícias > ICB- Professor Eduardo Ossamu Nagao é promovido a professor titular

ICB- Professor Eduardo Ossamu Nagao é promovido a professor titular

• Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 14h33
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 1917

O docente Eduardo Ossamu Nagao, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), tornou-se professor titular na manhã desta quinta-feira, 14. A defesa do Memorial Acadêmico ocorreu no Auditório da Pós-Bioagro, localizado do setor Sul do campus universitário e é requisito para que o professor obtenha a promoção funcional para a classe de titular, o mais elevado nível da carreira docente.

A Comissão Especial de Avaliação foi presidida pelo professor Jefferson da Cruz (Ufam) e composta pelos membros Charles Roland Clement (Inpa), Sidney Alberto do Nascimento Ferreira (Inpa) e Everton Rabelo Cordeiro (Embrapa).

De acordo com o docente Eduardo Ossamu Nagao, agora professor titular da Ufam, este é o momento para observar o caminho percorrido e traçar novas metas. “Esse é um momento relevante dentro da carreira do Magistério Superior porque olhamos para toda a nossa trajetória acadêmica. Voltamos aos momentos que não são expostos no dia a dia, mas que fizeram parte das nossas escolhas. Ministrei disciplinas na graduação, na pós-graduação nos programas em Biotecnologia e Agronomia Tropical. Para o futuro, os planos são de ampliar o enfoque nas pesquisas”, disse.

Trajetória

O professor Eduardo Nagao é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestre em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2003). Ele tem experiência na área de Biotecnologia (micropropagação de plantas, biologia molecular) e na área de fitotecnia com ênfase em tratos culturais em plantas medicinais, propagação de plantas por sementes e assexuada.

Docente da Ufam desde 1992, sendo efetivado por concurso em 1998, atualmente é associado II do Departamento de Biologia. Hoje é responsável pelas disciplinas de Fisiologia Vegetal, Botânica e Botânica Aplicada e Cultura de Tecido de Plantas na graduação (Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Zootecnia e Biotecnologia), além de ter participado dos programas de pós-graduação em nível de mestrado e dourado em Biotecnologia e em Agronomia Tropical, ambos da Ufam.

O docente tem mais de 60 orientações concluídas, entre doutorado, mestrado, iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Participou de bancas de concursos para docentes em universidades públicas bem como da avaliação de 40 TCCs, cinco dissertações e quatro teses. Faz parte do programa de educação a distância do curso de Ciências Biológicas como professor pesquisador e colabora como revisor de diversas revistas. Ele também foi coordenador do curso de Ciências Biológicas em Barcelos/AM, diretor do ICB entre 2006 a 2010 e chefe do Departamento de Biologia da Ufam. Atualmente, coordena o curso de Ciências Biológicas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e participa do programa de EaD em Biologia, além de chefiar o Departamento de Biologia do ICB.

Eixo Administrativo

Em 2006, foi eleito diretor do ICB, juntamente, com a professora Maria Linda Flora de Novaes Benetton, como vice-diretora para o quadriênio 2006-2010. Foi nessa gestão que foram buscados os recursos financeiros para construção dos prédios do ICB e da Pós-graduação do ICB e da Faculdade de Ciências Agrarias (BIOAGRO).

Entre 2011 e 2013, o professor Nagao foi chefe do departamento de Biologia. "Em 2014, fui indicado como coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES)", afirmou ele, que, na oportunidade, coordenou oito turmas nos municípios de Fonte Boa, Envira, Manicoré, Maués, Borba, Codajás e Caapiranga.

“Todas as viagens proporcionadas não só pelo Parfor [Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica], mas programas que antecederam ao Programa de Incentivo às Novas Gerações, como o Proing [Programa de Interiorização da Graduação] e o PEFD [Programa Especial de Formação Docente]. Todas essas experiências me oportunizaram conhecer a realidade do povo do interior do Amazonas”, finalizou o docente.