Página inicial > Últimas Notícias > Proext promove reunião com venezuelanos

Proext promove reunião com venezuelanos

• Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 14h38
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) promoveu nesta quarta-feira, 13, reunião com lideranças venezuelanas para discutir a realização de um Seminário, programado para o dia 26 de novembro, que vai debater a situação de vulnerabilidade dos imigrantes venezuelanos em Manaus, como também a criação do Centro de Amparo Santa Irmã Dulce.

Cerca de 30 venezuelanos estiveram presentes na reunião e puderam expor suas demandas na construção da programação para o evento. Vários temas foram apresentados pelo grupo e discutido com a equipe da Proext para a inserção na programação do Seminário. A reunião foi uma sugestão do pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Ricardo Bessa, e contou com a participação do diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impacto das Ações de Extensão Universitária, Almir de Oliveira de Menezes.

O Seminário irá debater a situação de vulnerabilidade dos venezuelanos na cidade com objetivo de apresentar um diagnóstico geral da situação dos imigrantes e propor alternativas para a construção de um projeto de vida digna aos mesmos, incluindo moradia coletiva, políticas de geração de emprego e renda, e inserção no mercado de trabalho.

“Estamos preocupados com a situação dos imigrantes, principalmente, com as crianças nas ruas. Temos uma proposta de programa de retirada das crianças venezuelanas das ruas da cidade e sua inserção no sistema escolar. Estamos convidando representantes do Governo Estadual, da Prefeitura de Manaus, Cáritas, Juizado da Infância e da Juventude, UEA, Polícia Federal, Junta Comercial, Federação das Indústrias, entre outras entidades, para debater o assunto. A Universidade Federal do Amazonas cumpre o seu papel de promover o debate acerca de um assunto que a todos comove e que se utiliza de sua credibilidade, juntamente com outras instituições renomadas, para propor soluções com o intuito de melhorar as condições de vida das pessoas”, afirmou o pró-reitor Ricardo Bessa.

O venezuelano José Ramos, formado em Arquitetura, destacou a iniciativa da Proext/Ufam de debater com importantes instituições os problemas que estão enfrentando. “Agradeço pela iniciativa da Proext/Ufam debater, com a participação de várias instituições, a possibilidade de melhorar as condições de vida de todos nós. Fico agradecido por essa oportunidade de expor e debater essa situação”, disse José ramos.