Página inicial > Últimas Notícias > Docente da Ufam é eleita coordenadora nacional do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd)

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h17
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam), docente Fabiane Maia Garcia, foi eleita como coordenadora nacional do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd) para o biênio 2019-2021. A eleição ocorreu durante a trigésima nona reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realizada no dia 20 de outubro, em Niterói (RJ).

Segundo a professora Fabiane Maia Garcia a coordenação nacional é um espaço que deve assegurar a interlocução constante e independente com a coordenação de área e com a Diretoria de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“Há a intenção de valorização dos programas em educação e de garantir seu crescimento, relevância regional e nacional e singularidades dos modos de produção de conhecimentos e práticas e de formação de pessoas em nível de pós-graduação. Os aspectos mencionados fazem parte do desafio constante de todos os nossos Programas. Assumir este protagonismo nos coloca também em condições de representar o desafio da ampliação da pós-graduação no contexto das disparidades regionais e na luta pela existência dos Programas em andamento em todo o país. Não há como pensar desenvolvimento econômico e tecnológico dissociado das pesquisas em educação que discutem os complexos processos que envolvem o fazer educativo em suas mais variadas dimensões e espaços”, explicou.

A docente esclareceu ainda que a chapa ‘Força e potência singular no coletivo’ é uma parceria com o professor Antônio Carlos Amorim da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e levou em consideração a defesa da diversidade, a interiorização do sistema nacional de pós-graduação e o enfrentamento das disparidades regionais com uma chapa nessa composição. “É simbólico, nesse momento, termos o Norte na liderança formal do nosso Fórum. Mesmo que tenhamos tido apenas uma chapa achamos que o coletivo entendeu e encampou a ideia ao homologar nossos nomes e ao indicar que teremos o apoio de nossos pares nessa reta final da avaliação quadrienal dos PPGs pela CAPES”, elucidou.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, a representação nacional é estratégica para a Ufam. “Esta é uma conquista significativa. O fato de termos a professora Fabiane Maia Garcia na coordenação nacional é uma oportunidade a mais de interlocução com a pós-graduação em Educação no Brasil”, ponderou.

A professora Fabiane Maia Garcia ainda manifestou agradecimentos aos meus colegas coordenadores dos outros PPGs e de modo especial aos pesquisadores e estudantes da Ufam. “A representação não é pessoal, mas simboliza o esforço de todos os pesquisadores desta casa que ousaram pensar uma Universidade para todo o Amazonas, de modo particular ao Dr. Marcos Barros, que levou o Curso de Pedagogia para Itacoatiara, onde comecei minha vida como docente. Agradecer a cada trabalhador, pois se estudei foi graças a uma escola pública, que funciona muitas vezes em áreas rurais como a do Rio Arary onde iniciei meus estudos. A coordenação nacional do Forpred atual é uma coordenação que espera honrar todos esses sujeitos que tornam o desejo de aprender e fazer ciência na Amazônia algo possível” concluiu.

FORPREd

O Fórum constituiu-se, a partir de 1992, como uma instância permanente de organização dos associados institucionais da ANPEd. O Fórum possui uma coordenação nacional, constituída por um coordenador e um vice coordenador eleitos por seus pares para um período de dois anos. Há também coordenações regionais do FORPREd. Atualmente, o Fórum compõe-se de 156 coordenadores de programas.

O FORPREd Nacional reúne-se, ordinariamente, a cada dois anos, imediatamente antes da Reunião Nacional da ANPEd, e, os Fóruns Regionais, anualmente; e, extraordinariamente, com base em pauta de trabalho devidamente justificada, mediante convocação da Coordenação Nacional e da Coordenação Regional, respectivamente.