Página inicial > Últimas Notícias > Ufam se destaca em evento nacional de Botânica

Ufam se destaca em evento nacional de Botânica

• Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 12h41
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Renato Abreu

Editado por Juscelino Simões

Estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e de Agronomia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam) e Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e Ciências Agrárias e do Ambiente do Instituto Natureza e Cultura (INC/Ufam) participaram do 70º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), com o tema ‘Valorizando a diversidade vegetal, protegendo biomas nordestinos’ ocorrido no período de 20 a 25 de outubro, em Maceió, no estado de Alagoas, com a apresentação de 110 trabalhos científicos.

Os trabalhos foram frutos de projetos de ensino, pesquisa e extensão, produzidos por 54 estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º períodos dos institutos, sob a orientação dos professores Renato Abreu Lima (IEAA), Márcia Nascimento Pinto (INC) e Líbia Miléo (INC). As produções científicas foram apresentadas nas áreas temáticas de ensino de Botânica, Fitoquímica, Taxonomia Vegetal, Florística, Fitossociologia, Fitogeografia e Etnobotânica.

Para a professora Márcia Nascimento Pinto a participação no Congresso possibilitou aos estudantes o intercâmbio de conhecimento e o compartilhamento de informações. “Fizemos bonito no Congresso. Foi a maior delegação de todas as universidades públicas presentes. Os alunos puderam compartilhar aprendizado e trocar informações relevantes, além de conhecer pesquisadores da Botânica que estavam presentes no evento”, destacou a professora.

Para o acadêmico Samuel Magalhães, aluno de Biologia e Química do IEAA, a participação no evento foi importante por agregar novos conhecimentos em nossa formação. “É sempre positivo mergulhar em outras áreas do conhecimento e muito importante para a nossa formação acadêmica”, destacou Samuel Magalhães.

Já o acadêmico Carlos Cavalcante do curso de Licenciatura em Biologia e Química do INC, ressaltou a importância da participação no evento para o surgimento de uma nova geração de pesquisadores. “Foi importante a participação de alunos da graduação em eventos dessa natureza. Nada melhor para uma nova geração de acadêmicos participar de um importante evento”, ressaltou Carlos Cavalcante.

Sobre o CNBot

Promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), o CNBot é voltado a alunos, tanto de graduação como de pós-graduação, professores e pesquisadores, e aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade dos recursos naturais, especialmente nos componentes da flora. O Congresso Nacional de Botânica é o principal fórum de debates da Flora Brasileira, reunindo anualmente cerca de 3 mil participantes.

O Congresso tem como missão divulgar os avanços obtidos na Botânica e apontar, recomendar e sugerir ações e mecanismos para a área ambiental nacional, colocando à disposição da comunidade científica e de pessoas interessadas informações voltadas para a conservação da natureza e dos recursos naturais.