Página inicial > Últimas Notícias > Vice-reitor é homenageado na Câmara Municipal de Manaus pelo dia do médico

Vice-reitor é homenageado na Câmara Municipal de Manaus pelo dia do médico

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 13h54
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou sessão solene para homenagear médicos do Amazonas, em alusão ao Dia do Médico, comemorado dia 18 de outubro. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) e foi realizada no plenário Adriano Jorge, na manhã da última quinta-feira, 17.

De acordo com o vice-reitor, professor Moysés Cohen, a condecoração oferecida pela Casa Legislativa é o reconhecimento dos serviços prestados à comunidade de Manaus. “A homenagem conscientiza e reconhece a importância desse profissional para a sociedade. O fato de termos médicos da Ufam lembrados e homenageados é gratificante”, comentou.

Durante a solenidade, o vereador Coronel Gilvandro, autor da homenagem, parabenizou os profissionais da medicina pela data e se colocou à disposição na busca de soluções para os problemas que afetam a todos. “Dada a importância que tem na vida de todos nós, ser médico é mais que uma profissão, é uma vocação. É inquestionável a importância da medicina e o protagonismo dos profissionais atuantes nesta área para todos os seres humanos. Se não fosse a medicina, não teríamos erradicado doenças graves que provocavam a morte de muitas pessoas. Já avançamos muito, mas ainda precisamos avançar, principalmente na medicina preventiva, pois é uma área que carece de atenção nas cidades, nos estados e no Brasil como um todo. Essa homenagem é uma maneira de chamar a atenção pelo protagonismo exercido pelos médicos em todos os setores da sociedade”, destacou o parlamentar.

O representante do Conselho Regional de Medicina (CRM/AM), Djalma Pinheiro Pessoa, expressou felicitações aos profissionais. “O CRM vem lutando pela categoria e buscando levar a medicina para todos os espaços. Parabenizo a iniciativa do vereador e também a todos os colegas, pois a medicina precisa desse reconhecimento, já que muitas vezes estes profissionais trabalham sem a estrutura adequada, mas dão o seu melhor para levar a saúde para todos”, lembra.

Mais de 150 médicos foram homenageados na sessão solene. O evento também contou com a participação dos representantes do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), do Instituto de Cirurgiões do Amazonas (Icea), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), do Hospital da Marinha, do Hospital da Aeronáutica e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dia do Médico

O dia 18 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, santo considerado padroeiro dos médicos. São Lucas era um dos discípulos de Jesus e segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Nestes livros, contou muitas histórias de Cristo, inclusive algumas das muitas curas e milagres que presenciou. São Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.

FOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM