Página inicial > Últimas Notícias > Em parceria com Assaeam e SBA, HUGV/Ebserh promove curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA)

• Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 17h53
  • Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h28

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV), filiado à rede Hospitalar Ebserh, promoveu,  nos dias 21 e 22 de setembro, o curso de capacitação em Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA). O curso teve a parceria da Associação de Anestesiologia do Estado do Amazonas (Assaeam) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

A capacitação em Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA) é um projeto educacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, subordinado ao Departamento Científico da SBA, desenvolvido por meio de curso presencial para qualificação em prevenção, diagnóstico e tratamento de situações críticas em anestesia. Durante a realização do curso, 33 anestesiologistas tiveram aulas teóricas e práticas, com os mais avançados recursos tecnológicos de aprendizado.

O superintendente do HUGV, Júlio Mário de Melo e Lima, ressaltou: “A realização deste curso é de suma importância para a saúde no Amazonas. A atuação do HUGV como parceiro desta capacitação é natural, afinal somos um hospital escola e o maior centro de formação de profissionais da área da saúde no estado, com 25 residências médicas e cinco de outras na área da saúde. Além disso, temos a inovação e a evolução profissional em nosso DNA”.

A presidente da Assaeam, Chang Yen Yin, compartilhou a opinião do superintendente, afirmando estar muito satisfeita com a realização deste SAVA para os profissionais de Manaus. “O curso de Suporte de Vida em Anestesia (SAVA) foi organizado em na cidade pela última vez em 2006, na Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia. Após 16 anos, trouxemos este curso avançado novamente ao Amazonas com o objetivo formar residentes e anestesiologistas do HUGV e de todo o estado, capacitando-os para situações críticas que poderão ocorrer em seu cotidiano, permitindo um atendimento de qualidade”, afirmou ela. Chang Yen Yin ressaltou ainda que, apesar de ser o primeiro curso realizado em Manaus, há mais de uma década a SBA realiza o curso em todo o Brasil, sendo esta a sua 146ª edição.

A Coordenadora do SAVA, Laís Helena Navarro e Lima, explicou que no curso os alunos passaram por quatro estações diferentes. “Com  carga horária de 16h de aulas práticas e teóricas, os alunos participaram de simulações com manequins para retratar  situações de crise do cotidiano, como parada cardíaca e choque anafilático. Utilizamos um software que mostrou efetivamente a qualidade da massagem cardíaca realizada pelos alunos, com o objetivo de melhorar o atendimento dos anestesiologistas, principalmente em casos mais graves”, completou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como os hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem os sistemas do SUS, e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.