Página inicial > Últimas Notícias > ICET participa de expedição à Floresta Nacional de Pau-Rosa

ICET participa de expedição à Floresta Nacional de Pau-Rosa

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h16
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 15h32

Entre os dias 12 e 22 de setembro, docentes, discentes e técnico-administrativos em Educação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam) participaram de expedição realizada na Floresta Nacional de Pau-Rosa, localizada no município de Maués, distante a 356 quilômetros de Manaus. A atividade foi organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Maués) e contou com 20 colaboradores.

Dentre os participantes, estavam professores, técnicos, servidores, discentes e profissionais de diversas instituições, incluindo, além da Ufam, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e as Organizações Não Governamentais (ONGs), como o Idesam e a Mama Ekos.

O objetivo da viagem foi promover ações de pesquisa e extensão, de cunho socioambiental, junto às comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional (Flona) de Pau-Rosa. A Ufam foi representada pela professora Mariana Medeiros Batista e pelos discentes do curso de Engenharia Sanitária do ICET Flávio de Castro Maia, Daiana Thalisy da Silva Mitouso e Maureen Rebelo Rosário, que, durante a viagem, realizaram atividades de reconhecimento e levantamento prévio das condições de saneamento básico das comunidades visitadas, ação que permitiu iniciar formação e melhorias relacionadas ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e destinação dos resíduos sólidos.

Participaram também o servidor Cauê Trivellato, técnico em Agropecuária, e os alunos do curso de Agronomia Leonardo Pimentel Rocha e Anne Geiza Tamer Teixeira, que realizaram rodas de conversas e visitas aos cultivos. O objetivo foi promover a agricultura familiar por meio de cursos a serem oferecidos aos produtores locais.  A discente Camila Luchiari Takahashi e a egressa Rayanna Graziella Amaral da Silva, ambas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA/Ufam), realizaram ações comunitárias de educação em saúde e orientaram sobre a prevenção de doenças, bem como auxiliaram na distribuição de formulário piloto para levantar as condições de saúde da comunidade local.

Além disso, foram realizadas a seguintes ações: aferição de pressão arterial, pesagem e medição da altura dos ribeirinhos nas comunidades visitadas. Para a comitiva, a educação em saúde, deve ser entendida como uma importante vertente à prevenção, que, na prática, deve estar preocupada com a melhoria das condições de vida e de saúde das populações.

A integração e a indissociabilidade das funções de ensino, pesquisa e extensão também estão entre os princípios da Ufam, que desenvolveu atividades com a finalidade de promover uma extensão aberta à população, visando à difusão das conquistas e dos benefícios resultantes da cultura e da pesquisa científica e tecnológica geradas no âmbito da Instituição, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia.