Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam forma 90 profissionais das Ciências Econômicas e Ciências Contábeis
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam forma 90 profissionais das Ciências Econômicas e Ciências Contábeis

  • Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h25
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 15h36
  • Acessos: 2748

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na noite de quinta-feira, 19, a solenidade de outorga de grau dos cursos de ciências contábeis e econômicas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Ao todo, 90 novos profissionais foram apresentados à sociedade. A cerimônia que formou 62 contadores e 28 economistas ocorreu no Auditório Eulálio Chaves.

O Auditório Eulálio Chaves, o maior da Universidade, ficou pequeno para comportar todos os familiares e amigos que foram testemunhar a conquista do diploma de nível superior dos formandos da noite. Presidindo a solenidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou, em seu pronunciamento, o diferencial da formação oferecida pela Ufam, que irá destacar os novos egressos no mercado de trabalho.

“Vocês serão profissionais que irão atuar no momento do mundo chamado indústria 4.0 e isso vai exigir de vocês uma nova postura frente a essa realidade, mas isso não deve causar temor em vocês porque vocês foram formados, tanto contadores quanto economistas, no melhor curso do estado do Amazonas”, declarou o gestor. “Agradeço aos pais e familiares por terem confiado na Ufam, por terem confiado na Faculdade de Estudos Sociais, para a formação desses agora novos profissionais. Temos certeza que para eles está definido o sucesso na sua vida profissional porque há 62 anos essa faculdade forma profissionais vitoriosos para o Amazonas, para o Brasil e para o mundo”, concluiu.

Compondo também a mesa de honra do evento, o diretor da FES, professor Antônio Jorge Cunha Campos discorreu acerca da necessidade de mudança na forma de educar a nova geração de profissionais. De acordo com o docente, já passou a época em que as pessoas deveriam visar somente conseguir um bom emprego, a tendência atual é empreender, investir no próprio negócio. “Nossos filhos precisam herdar da gente uma nova visão que é o empreender, montar a própria empresa”, disse, ao apresentar exemplos de negócios que podem ser desenvolvidos a partir das riquezas da Amazônia.

Já o professor Manoel Martins do Carmo Filho, paraninfo do curso de Ciências Contábeis abordou em seu pronunciamento atitudes necessárias para os novos profissionais, principalmente, diante dos desafios atuais e futuros. “Vocês já devem ter ouvido dizer que a contabilidade vai acabar, mas isso é uma grande mentira. Ela não vai acabar por causa da chegada da tecnologia no ambiente de negócios de maneira avançada, o que muda em tudo isso são aqueles processos muito repetitivos que agregavam pouco valor”, argumentou. Sobre o futuro, o professor considerou que mesmo no contexto em que máquinas evoluam significativamente, o ser humano se destaca por sua capacidade decisória. “É aí, justamente, onde nós vamos fazer a diferença, com a capacidade de decidir. Os algoritmos e as máquinas são capazes de processar. Certamente, não serão suficientes para fazer o que nós seres humanos fazemos. A capacidade de decisão é nossa e nós temos que pensar dessa maneira”, completou.  

O professor Salomão Neves, paraninfo de Ciências Econômicas, considerou o papel da economia. Segundo ele, as pessoas costumam associar a economia com finanças, o que não reflete o sentido real da atuação profissional.  “Quando se fala em uma decisão econômica é muito mais do que o financeiro. A principal atribuição profissional do economista é ajudar as pessoas a tomar decisões”, expôs o professor ao mencionar o amor como força maior para as conquistas da vida e da carreira, bem como para superar os desafios postos ao longo da trajetória.

Greice Carvalho recebeu o grau de bacharel em Ciências Contábeis. A identificação com área, segundo Greice, começou ainda no Ensino Médio e só cresceu durante a graduação, o que foi fundamental para motivá-la a insistir na busca pelo diploma universitário, apesar das dificuldades encontradas ao longo da formação. “As dificuldades foram imensas, principalmente para quem estuda e trabalha como eu. A vontade de desistir veio. Eu tinha que trabalhar o dia inteiro e à noite vir para a faculdade, o que era bastante difícil. Mas foi com muita garra, com muita luta que consegui chegar até aqui”, relatou. “Ficam os ensinamentos dos professores, não somente a parte técnica, mas a sabedoria que eles passaram para a gente, de como se portar no mercado de trabalho, do profissionalismo, sobre ser sempre humilde independente do que você fizer”, revelou a nova contadora.

Entre os formados de Economia, o senhor Valdeci Silva foi um dos destaques da noite. Aos 62 anos, Valdeci realizou uma importante conquista concluiu o curso de graduação. Motivado pela vontade de aprender, o comerciante decidiu que faria faculdade para obter a diplomação universitária, mas mesmo não tendo concluído o Ensino Médio, ele sabia onde iria estudar.

“Todo mundo era formado pela Ufam lá em casa, eu era único que não. Para eu entrar aqui, fiz o provão da Seduc [Secretária de Estado da Educação] para poder ter o certificado do Ensino Médio. Eu pensava em aprender mais, como eu realmente aprendi, e eu só queria se fosse na federal, na Ufam”, contou. “Idade não significa nada. Nem pensar em ficar parado. Nunca é tarde para estudar. Já pensou aos 62 anos o orgulho que você dá para seus filhos e netos?”, pontuou. “Foram quatro anos e meio na Ufam. Aprendi bastante com professores maravilhosos. Eu não tenho o que falar da Ufam. Vou ter muita saudade”, comentou. “Com o diploma na mão e todo o aprendizado adquirido aqui, com certeza, eu vou saber fazer muito mais negócios porque eu quero fazer o meu próprio negócio”, afirmou.

 

Confira a lista com os novos contadores formados pela UFAM:

 ALENICE DE ALMEIDA GUIMARAES

ALINE RAMOS DE SEIXAS

ANA PAULA HADDAD NEVES

ANTONIELE BARROS CORREA

BEATRIZ DA SILVA PAES

BEATRIZ DE SOUSA ALMEIDA

BEATRIZ UCHOA SENA

BRUNA BATISTA TOMAZ

BRUNA GATO MENEZES

BRUNO ALFON DE ALMEIDA

CARLOS FREDERICO ARAUJO PEREIRA

CARLOS SAMUEL SILVA E SILVA

DEBORA MARINA DE OLIVEIRA SILVA

ELIDA MARINA DOS SANTOS MAGALHAES

FERNANDA CAROLINA PESSOA MENDONCA

FILIPI FRANK CASTRO BARRETO

FRANCINELY PIMENTEL DINELLY DE SOUZA

GERLANE DA SILVA ALVES

GRACE KETHLEEN COSTA DE CARVALHO

GUSTAVO ALMEIDA TAVARES

IGOR FILIPE VASCONCELOS MILANI

JAIME BARROS FERREIRA NETO

JANINNE MORAES GONCALVES

JESSICA VITOR MENDES

JOAO VICTOR GOUVEIA DA SILVA

JOHN ALBERT MARTINS DA FONSECA

JOHNNY JARDEL QUARESMA COELHO

JULIANA VALOIS MOTA BEZERRA

KLEBER DE PAULA TEXEIRA

LARISSA ALVES BRANDAO

LEANY SOUSA ALVES

LETICIA MONTEIRO DE CASTRO

LUCAS DE FREITAS BARBOSA DOS REIS

LUCAS JOSE NOBRE BEZERRA SILVEIRA

LUCICLEIA CORREA CARDOSO

LUCIMARA PEREIRA BARRETO

MAIRA ANUNCIACAO BRITO DE OLIVEIRA

MARCIA HELENA BATISTA MARINHO

MARCOS ALAN SOUSA DA SILVA

MARCUS MARIEL COSTA MENDES DE OLIVEIRA

MARIA CONSUELO SILVA DOS SANTOS

MATEUS JOABE AGUIAR PAULA

MATHEUS DO NASCIMENTO SOUZA

MAYARA KATHELEEM MENEZES SILVA

NATALIA BARBOSA MAKIMOTO

ORLANDO GOMES VILACA FILHO

RAIMUNDO BROTA DO VALE NETO

RANIERI QUEIROZ DA COSTA

RISSIA RIBEIRO DA SILVA

ROBERT LUIS BELEM REIS

SANDRO ARAÚJO DA COSTA

SARA CARDOSO DE CASTRO

SOPHIE MOURAO DE SOUZA

SUELEN AVILA PIRES

SYMON LUCAS RAMOS DE OLIVEIRA

TAMARA CAROLINE LAHAN DA SILVA

TAINAH NASCIMENTO BUENO

TATIANE CARVALHO DE SOUZA

VANIA GLAUCIENNE PEREIRA DE FREITAS

VITORIA SOUSA DA ROCHA

WANDSON PIMENTEL FILGUEIRAS

WENDEL MESSIAS FERRAZ

YGOR FELIPE TAVORA DA SIL

 

Confira a lista com os novos economistas formados pela UFAM:

ALDAIZA DA SILVA LOPES

ALEX BRUNO FOLHADELA VAZ ARAUJO

ANDERSON PEREIRA GOES

BRUNA PANTOJA PEREIRA

BRUNA SOUZA BARROS

CLEYCE VIEIRA DE MEDEIROS

DANIEL LIMA MORAIS

DANIEL MACIEL MENDES

ENDRIO MORAIS DOS SANTOS

FELIPE DE OLIVEIRA LOBO

FERNANDO SOARES DE LIMA

FRANCISCO ALBERTO CASTRO DOS SANTOS JUNIOR

FRANCISCO JEFFESON SILVA DE VASCONCELO

GIULIANA ARCHANJO FRAXE

HAMILTON DA SILVA LEAO

JEFFERSON PRAIA DE SOUZA BEZERRA

JOSÉ HUMBERTO DA SILVA CASTRO JUNIOR

JOSEMAR DE ALENCAR LEÃO FILHO

JUSCELINO DA COSTA SILVA

LARISSA ANDRIELLE DE JESUS FARIAS

MARCONI COSTA SIMAO

MARIA DE JESUS LIMA SILVA

NATALIA DE CASTRO AMARAL

PAULO HENRIQUE SANTOS CERESER

RAFAELA QUARA DOS SANTOS

RUTH REGINA VIANA GOMES

THAYNARA CRYSTINA MONTEIRO COSTA

VALDECI SILVA

registrado em:
Fim do conteúdo da página