Ufam forma 90 profissionais das Ciências Econômicas e Ciências Contábeis
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na noite de quinta-feira, 19, a solenidade de outorga de grau dos cursos de ciências contábeis e econômicas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Ao todo, 90 novos profissionais foram apresentados à sociedade. A cerimônia que formou 62 contadores e 28 economistas ocorreu no Auditório Eulálio Chaves.
O Auditório Eulálio Chaves, o maior da Universidade, ficou pequeno para comportar todos os familiares e amigos que foram testemunhar a conquista do diploma de nível superior dos formandos da noite. Presidindo a solenidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou, em seu pronunciamento, o diferencial da formação oferecida pela Ufam, que irá destacar os novos egressos no mercado de trabalho.
“Vocês serão profissionais que irão atuar no momento do mundo chamado indústria 4.0 e isso vai exigir de vocês uma nova postura frente a essa realidade, mas isso não deve causar temor em vocês porque vocês foram formados, tanto contadores quanto economistas, no melhor curso do estado do Amazonas”, declarou o gestor. “Agradeço aos pais e familiares por terem confiado na Ufam, por terem confiado na Faculdade de Estudos Sociais, para a formação desses agora novos profissionais. Temos certeza que para eles está definido o sucesso na sua vida profissional porque há 62 anos essa faculdade forma profissionais vitoriosos para o Amazonas, para o Brasil e para o mundo”, concluiu.
Compondo também a mesa de honra do evento, o diretor da FES, professor Antônio Jorge Cunha Campos discorreu acerca da necessidade de mudança na forma de educar a nova geração de profissionais. De acordo com o docente, já passou a época em que as pessoas deveriam visar somente conseguir um bom emprego, a tendência atual é empreender, investir no próprio negócio. “Nossos filhos precisam herdar da gente uma nova visão que é o empreender, montar a própria empresa”, disse, ao apresentar exemplos de negócios que podem ser desenvolvidos a partir das riquezas da Amazônia.
Já o professor Manoel Martins do Carmo Filho, paraninfo do curso de Ciências Contábeis abordou em seu pronunciamento atitudes necessárias para os novos profissionais, principalmente, diante dos desafios atuais e futuros. “Vocês já devem ter ouvido dizer que a contabilidade vai acabar, mas isso é uma grande mentira. Ela não vai acabar por causa da chegada da tecnologia no ambiente de negócios de maneira avançada, o que muda em tudo isso são aqueles processos muito repetitivos que agregavam pouco valor”, argumentou. Sobre o futuro, o professor considerou que mesmo no contexto em que máquinas evoluam significativamente, o ser humano se destaca por sua capacidade decisória. “É aí, justamente, onde nós vamos fazer a diferença, com a capacidade de decidir. Os algoritmos e as máquinas são capazes de processar. Certamente, não serão suficientes para fazer o que nós seres humanos fazemos. A capacidade de decisão é nossa e nós temos que pensar dessa maneira”, completou.
O professor Salomão Neves, paraninfo de Ciências Econômicas, considerou o papel da economia. Segundo ele, as pessoas costumam associar a economia com finanças, o que não reflete o sentido real da atuação profissional. “Quando se fala em uma decisão econômica é muito mais do que o financeiro. A principal atribuição profissional do economista é ajudar as pessoas a tomar decisões”, expôs o professor ao mencionar o amor como força maior para as conquistas da vida e da carreira, bem como para superar os desafios postos ao longo da trajetória.
Greice Carvalho recebeu o grau de bacharel em Ciências Contábeis. A identificação com área, segundo Greice, começou ainda no Ensino Médio e só cresceu durante a graduação, o que foi fundamental para motivá-la a insistir na busca pelo diploma universitário, apesar das dificuldades encontradas ao longo da formação. “As dificuldades foram imensas, principalmente para quem estuda e trabalha como eu. A vontade de desistir veio. Eu tinha que trabalhar o dia inteiro e à noite vir para a faculdade, o que era bastante difícil. Mas foi com muita garra, com muita luta que consegui chegar até aqui”, relatou. “Ficam os ensinamentos dos professores, não somente a parte técnica, mas a sabedoria que eles passaram para a gente, de como se portar no mercado de trabalho, do profissionalismo, sobre ser sempre humilde independente do que você fizer”, revelou a nova contadora.
Entre os formados de Economia, o senhor Valdeci Silva foi um dos destaques da noite. Aos 62 anos, Valdeci realizou uma importante conquista concluiu o curso de graduação. Motivado pela vontade de aprender, o comerciante decidiu que faria faculdade para obter a diplomação universitária, mas mesmo não tendo concluído o Ensino Médio, ele sabia onde iria estudar.
“Todo mundo era formado pela Ufam lá em casa, eu era único que não. Para eu entrar aqui, fiz o provão da Seduc [Secretária de Estado da Educação] para poder ter o certificado do Ensino Médio. Eu pensava em aprender mais, como eu realmente aprendi, e eu só queria se fosse na federal, na Ufam”, contou. “Idade não significa nada. Nem pensar em ficar parado. Nunca é tarde para estudar. Já pensou aos 62 anos o orgulho que você dá para seus filhos e netos?”, pontuou. “Foram quatro anos e meio na Ufam. Aprendi bastante com professores maravilhosos. Eu não tenho o que falar da Ufam. Vou ter muita saudade”, comentou. “Com o diploma na mão e todo o aprendizado adquirido aqui, com certeza, eu vou saber fazer muito mais negócios porque eu quero fazer o meu próprio negócio”, afirmou.
Confira a lista com os novos contadores formados pela UFAM:
ALENICE DE ALMEIDA GUIMARAES
ALINE RAMOS DE SEIXAS
ANA PAULA HADDAD NEVES
ANTONIELE BARROS CORREA
BEATRIZ DA SILVA PAES
BEATRIZ DE SOUSA ALMEIDA
BEATRIZ UCHOA SENA
BRUNA BATISTA TOMAZ
BRUNA GATO MENEZES
BRUNO ALFON DE ALMEIDA
CARLOS FREDERICO ARAUJO PEREIRA
CARLOS SAMUEL SILVA E SILVA
DEBORA MARINA DE OLIVEIRA SILVA
ELIDA MARINA DOS SANTOS MAGALHAES
FERNANDA CAROLINA PESSOA MENDONCA
FILIPI FRANK CASTRO BARRETO
FRANCINELY PIMENTEL DINELLY DE SOUZA
GERLANE DA SILVA ALVES
GRACE KETHLEEN COSTA DE CARVALHO
GUSTAVO ALMEIDA TAVARES
IGOR FILIPE VASCONCELOS MILANI
JAIME BARROS FERREIRA NETO
JANINNE MORAES GONCALVES
JESSICA VITOR MENDES
JOAO VICTOR GOUVEIA DA SILVA
JOHN ALBERT MARTINS DA FONSECA
JOHNNY JARDEL QUARESMA COELHO
JULIANA VALOIS MOTA BEZERRA
KLEBER DE PAULA TEXEIRA
LARISSA ALVES BRANDAO
LEANY SOUSA ALVES
LETICIA MONTEIRO DE CASTRO
LUCAS DE FREITAS BARBOSA DOS REIS
LUCAS JOSE NOBRE BEZERRA SILVEIRA
LUCICLEIA CORREA CARDOSO
LUCIMARA PEREIRA BARRETO
MAIRA ANUNCIACAO BRITO DE OLIVEIRA
MARCIA HELENA BATISTA MARINHO
MARCOS ALAN SOUSA DA SILVA
MARCUS MARIEL COSTA MENDES DE OLIVEIRA
MARIA CONSUELO SILVA DOS SANTOS
MATEUS JOABE AGUIAR PAULA
MATHEUS DO NASCIMENTO SOUZA
MAYARA KATHELEEM MENEZES SILVA
NATALIA BARBOSA MAKIMOTO
ORLANDO GOMES VILACA FILHO
RAIMUNDO BROTA DO VALE NETO
RANIERI QUEIROZ DA COSTA
RISSIA RIBEIRO DA SILVA
ROBERT LUIS BELEM REIS
SANDRO ARAÚJO DA COSTA
SARA CARDOSO DE CASTRO
SOPHIE MOURAO DE SOUZA
SUELEN AVILA PIRES
SYMON LUCAS RAMOS DE OLIVEIRA
TAMARA CAROLINE LAHAN DA SILVA
TAINAH NASCIMENTO BUENO
TATIANE CARVALHO DE SOUZA
VANIA GLAUCIENNE PEREIRA DE FREITAS
VITORIA SOUSA DA ROCHA
WANDSON PIMENTEL FILGUEIRAS
WENDEL MESSIAS FERRAZ
YGOR FELIPE TAVORA DA SIL
Confira a lista com os novos economistas formados pela UFAM:
ALDAIZA DA SILVA LOPES
ALEX BRUNO FOLHADELA VAZ ARAUJO
ANDERSON PEREIRA GOES
BRUNA PANTOJA PEREIRA
BRUNA SOUZA BARROS
CLEYCE VIEIRA DE MEDEIROS
DANIEL LIMA MORAIS
DANIEL MACIEL MENDES
ENDRIO MORAIS DOS SANTOS
FELIPE DE OLIVEIRA LOBO
FERNANDO SOARES DE LIMA
FRANCISCO ALBERTO CASTRO DOS SANTOS JUNIOR
FRANCISCO JEFFESON SILVA DE VASCONCELO
GIULIANA ARCHANJO FRAXE
HAMILTON DA SILVA LEAO
JEFFERSON PRAIA DE SOUZA BEZERRA
JOSÉ HUMBERTO DA SILVA CASTRO JUNIOR
JOSEMAR DE ALENCAR LEÃO FILHO
JUSCELINO DA COSTA SILVA
LARISSA ANDRIELLE DE JESUS FARIAS
MARCONI COSTA SIMAO
MARIA DE JESUS LIMA SILVA
NATALIA DE CASTRO AMARAL
PAULO HENRIQUE SANTOS CERESER
RAFAELA QUARA DOS SANTOS
RUTH REGINA VIANA GOMES
THAYNARA CRYSTINA MONTEIRO COSTA
VALDECI SILVA
Redes Sociais