Página inicial > Últimas Notícias > Flet realiza colação de grau e forma 51 profissionais

Flet realiza colação de grau e forma 51 profissionais

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 16h47
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h52
  • Acessos: 2049

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Os cursos envolvidos na outorga de grau da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam) foram Letras-Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Japonesa e Língua e Literatura Portuguesa, relativo ao primeiro semestre de 2019. A sessão solene ocorreu nesta terça-feira, 17, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Universitário.

Acompanhando o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, o diretor em exercício da Flet, professor Sérgio Amstrong Russo da Silva, também compôs a mesa de abertura. Estiveram presentes fazendo parte da solenidade o paraninfo do curso de Letras Língua Francesa, professor Fernando Scheibe; o paraninfo de Letras Língua Inglesa, professor Bruce Osborne; a paraninfa de Letras Língua e Literatura Portuguesa, professora Alcione Alves de Oliveira Araújo; a patronesse de Letras Língua e Literatura Portuguesa, professora Nicia Petreceli Zucolo; as homenageadas das turmas Letras Língua Francesa, Língua Inglesa e Letras Língua e Literatura Portuguesa, professoras Lileana Mourão Franco de Sá, Vanessa de Sales Marruche e Grace dos Anjos Freire Bandeira, respectivamente.

Sucesso e perseverança foram palavras de otimismo utilizadas pelo vice-reitor aos novos profissionais da Ufam. Para ele, pelo centenário que a instituição possui, os novos profissionais também levam consigo um pouquinho da vida desta Universidade, por meio dos ensinamentos dados pelos professores. “Não façam concessões daquilo que possam desviar da sua profissão. Honrem sempre a sigla Ufam porque querendo ou não, é a melhor Universidade Pública da Região Norte do Brasil”, disse o vice-reitor.

Segundo ele, enquanto administradores, se sentem orgulhosos em colocar no mercado de trabalho 51 profissionais do ensino da comunicação e da língua, não somente a portuguesa mas também inglesa, francesa e japonesa, com suas respectivas literaturas. “Nós nos honramos bastante, queremos desejar sucesso aos senhores profissionais das letras”, completou Jacob Cohen. O diretor em exercício da Flet, professor Sérgio Amstrong da Silva, em pronunciamento, disse que se sente honrado por mais um encerramento de ciclo na vida dos egressos. “Não, senhores, não foram anos de balbúrdias, mas anos de luta, estudo, dedicação e enfrentamento de problemas de toda sorte. Só quem vive o dia a dia de uma instituição pública de ensino entende que não é a entrada a parte mais difícil, mas, sim, o percurso até chegar esse momento que estamos vivendo hoje aqui”, disse o docente.

“Hoje devolvemos 51 colegas, professores de língua francesa, inglesa, japonesa e língua e literatura portuguesa, aptos a assumir suas funções, respeitando a diversidade e as minorias, em busca de igualdade e justiça social em um país livre e democrático, cuidando de nossa juventude. A atual conjuntura política e social exige profissionais sérios, dedicados, competentes e comprometidos com o bem-estar de todos, sem distinção de cor, credo, religião, gênero ou classe social”, finalizou o diretor em exercício.

Formandos:

Letras – Língua Francesa