Página inicial > Últimas Notícias > Professor aposentado da FEFF, Almir Liberato, é homenageado na Aleam pelos 60 anos da Faud

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 16h30
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h52

Texto: Assessoria da deputada Alessandra Campêlo

Edição: Sebastião de Oliveira/Equipe Ascom Ufam

A sessão especial de homenagem ocorreu no dia 11 deste mês, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que celebrou os 60 anos de história da Federação Amazonense Universitária de Desportos (Faud). A proposta da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) reuniu dirigentes, atletas e profissionais da Educação Física e de outras áreas. Na ocasião, representou o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), professor João Libardoni.

O professor Almir Liberato da Silva, atualmente, ocupando o cargo da  Chefia de Gabinete da atual gestão da Ufam,  foi um dos homenageados pela construção dessa importante instituição que congregou personalidades marcantes do cenário esportista amazonense.

História

Na década de 1970, o docente, antes mesmo de ingressar como aluno na Ufam, já atuava em algumas modalidades esportivas, à época, estudante do ensino médio do Colégio Estadual D. Pedro II, trazia de  Boa Vista (RR) uma vasta experiência esportiva que permitiu, por meio da Faud, participar da arbitragem de handebol nos jogos  universitários de 1971.  No ano seguinte, 1972, o professor ingressa na Universidade, como aluno da terceira turma do Curso de Educação Física que afinado ao movimento esportivo fora da Universidade garantiu sua carreira esportista.

Ele conta também que durante esse período foi criado a Atlética de Educação Física que disputava junto aos Jogos Universitários várias modalidade esportiva restritas somente a Universidade do Amazonas  (UA) antiga denominação da Ufam. Segundo ele, o curso de Educação Física teve um papel marcante no mundo universitário para a formação de fortes equipes esportivas em que se destacou no handebol, basquetebol e atletismo.

Posteriormente, o docente ocupou a presidência daquela instituição na posição de 12º dirigente que após a qualificação  Strictu Sensu (mestrado e doutorado) ficou sensibilizado na reconstrução da Faud ampliando sua ação a outras Instituições de Ensino Superior (IES) no Amazonas que na ocasião se criou a Associação Atlética da Ufam que se fortaleceu disputando jogos com outras Universidades.

Reconhecimento

A autora da propositura enfatizou a importância da Faud para o desenvolvimento do esporte no Amazonas e também da formação dos atletas em suas respectivas instituições de ensino superior.  Alessandra se disse muito honrada por realizar a cerimônia na sede do Legislativo em reconhecimento à história da Faud. “Esses 60 anos não poderiam passar em branco nessa Casa Legislativa, pois a história da Faud se confunde com a história do esporte amazonense. Hoje, em especial, eu acho que a Faud volta a viver um belo momento, a gente tem tido conquistas, apesar do pouco apoio que teve ao esporte local nos últimos quatro anos, um período de turbulência política no Estado”, comentou a deputada Alessandra.

Sobre a Faud

A Faud foi criada no dia 14 de setembro de 1959 na Universidade do Amazonas, antiga denominação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A entidade foi pioneira no esporte amazonense, colaborando com a difusão de diversas modalidades. A Faud foi a primeira entidade a realizar uma competição oficial de handebol no Amazonas. A federação também esteve presente em todas as edições dos Jogos Universitários Brasileiros realizados até o momento.

Homenageados com placa:

Federação Amazonense Universitária de Desportos (Faud)

Roberto Gesta de Melo (ex-presidente da Faud e um dos maiores dirigentes da história do atletismo brasileiro, sul-americano e mundial)

Walmir Prado de Alencar (dirigente histórico do handebol)

Homenageados com certificados:

José Luiz Ribeiro (1º presidente da Faud)

Reinaldo Fernandes Neves Filho (6º presidente da Faud)

Eduardo Monteiro de Paula (7º presidente da Faud)

Taner Freire de Verçosa (8º presidente da Faud)

Edson Rosas Júnior (11º presidente da Faud)

Almir da Silva Liberato (12º presidente da Faud)

Walmir da Silva Frazão (13º presidente da Faud)