Página inicial > Últimas Notícias > FCF faz doação de mais de 200 quilos de alimentos para a Cáritas Arquidiocesana de Manaus

• Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 11h37
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 13h59
Doações foram arrecadadas durante a Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas, realizada em agosto. Alimentos serão destinados ao projeto que atende a venezuelanos solicitantes de refúgio e refugiados em Manaus

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (FCF/Ufam) realizou na manhã desta sexta-feira, 13, a entrega de mais de 200 quilos de alimentos não-perecíveis à Cáritas Arquidiocesana de Manaus, organismo da Igreja Católica que desenvolve atividades de promoção dos direitos sociais e ações emergenciais nas comunidades em situação de vulnerabilidade, educação cidadã e desenvolvimento socioambiental.

Ufam - compromisso com a sociedade

Os alimentos foram arrecadados durante a realização da Semana Acadêmica de Farmácia, promovida entre os dias 20 e 23 de agosto. A presidente da XIV Semana Acadêmica de Farmácia, professora Fernanda Guillhon Simplício, fez a entrega oficial dos alimentos. Durante seu pronunciamento, ela destacou o compromisso da Ufam com a sociedade. “Os alimentos aqui entregues foram doados no ato da inscrições dos minicursos pelos participantes da XIV Semana Acadêmica de Farmácia, ocorrida no final de agosto. Temos tomado essa iniciativa nas últimas edições do evento e, em cada ocasião, selecionamos uma organização para colaboração. Este ano selecionamos a Cáritas, ao saber do relevante trabalho que estão realizando junto aos imigrantes venezuelanos. Pequenos atos como este mostram a preocupação da Ufam e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas com os problemas da nossa sociedade e a disposição em atender aos anseios da sociedade. A Universidade pública é, sim, parceira da comunidade e devemos nos aproximar cada vez mais”, declarou a docente.

Solidariedade

Os donativos foram recebidos pelo diretor e vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, padre José Alcimar de Souza Araújo. Durante seu discurso, ele agradeceu o gesto de solidariedade que atenderá projeto da Cáritas que atende a imigrantes venezuelanos. “Agradecemos a doação e esperamos que essa atitude de vocês não seja pontual, mas parte de um processo que crie uma mentalidade de solidariedade e de humanidade nesses tempos tão escassos de humanidade e de caridade. Esse gesto simples, se contínuo, ajuda a construir uma sociedade melhor. A Cáritas é o braço organizado da caridade da Igreja no mundo e aqui em Manaus temos conseguido vitórias importantes no atendimento dos necessitados. Atendemos comunidades indígenas, comunidades de ocupação e de ribeirinhos, temos sido presentes nas situações de emergência, sobretudo incêndios e no auxílio aos imigrantes venezuelanos para os quais está doção será destinada. Neste ano de 2019, por exemplo, já atendemos  mais de oito mil venezuelanos refugiados e em situação bastante vulnerável”, afirmou o sacerdote.

Venezuelanos

Os alimentos arrecadados na Ufam serão destinados ao projeto “Resposta à emergência: atendimento aos solicitantes de refúgios e refugiados em Manaus 2019". Segundo a coordenadora do projeto, a assistente social Janaína Paiva, a Cáritas Arquidiocesana de Manaus atende a demanda venezuelana, em parceria com o Alto Comissariado da Nações Unidas para os Refugiados-ACNUR, desde de 2018. “No ano passado atendemos 7963 venezuelanos com orientações, encaminhamentos e auxílios. Em 2019, já passamos de 8.300 e auxiliamos com a oferta de cursos de português, cursos profissionalizantes, orientações jurídicas, orientações socioassistenciais, palestras, doações, entre outras iniciativas” afirmou a coordenadora.

A entrega dos alimentos foi realizada no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.