Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau a 30 profissionais de Ciências Humanas

Ufam outorga grau a 30 profissionais de Ciências Humanas

• Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 16h06
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h42

Formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social participaram na noite de quarta-feira, 11, da cerimônia de outorga de grau da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A solenidade foi realizada no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do campus universitário.

Presidindo a solenidade, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, abordou em seu discurso a satisfação que a Universidade Federal do Amazonas tem em realizar a solenidade de outorga de grau e ver seus alunos concluírem esta importante fase de sua formação. “Entregar para a sociedade licenciados e bacharéis qualificados para o mundo do trabalho é a sensação de dever cumprido”, disse o pró-reitor. “A felicidade desses novos profissionais, de seus familiares e amigos espelham seus compromissos profissionais consigo mesmos e com a sociedade”, completou.

Diretor do IFCHS, o professor Raimundo Nonato da Silva discorreu sobre o papel das ciências humanas para a sociedade, além da necessidade de apoio a ser dada aos novos egressos da Ufam. “Cada um desses cursos proporcionam aos nossos alunos trabalhar em escolas públicas, seja municipal ou estadual, seja na universidade; a gente vibra e se sente entusiasmados com eles”, comentou. “Nesse momento é importante estarmos juntos com esses meninos e meninas que nos permitem acompanhar a luta deles, com sua determinação e a garra”, declarou.

Em seu pronunciamento, a paraninfa dos cursos, professora Ivanete Pereira, ressaltou o esforço de cada um dos formados em trabalhar em busca de uma formação de qualidade; empenho coroado com a outorga de grau, rito que marcará a abertura de outros caminhos.

“Neste momento inaugura-se outra etapa de suas vidas, onde tudo os aguarda, e esperamos que esse tudo seja o melhor, o mais excelente, o mais digno, belo e justo. O futuro necessita de suas forças. Sabemos que o contexto atual não é dos mais auspiciosos às ciências humanas, mas hoje é festa. Direi apenas que quanto mais a universidade como um todo, em especial a área de humanas, é posta sob mira e corre riscos, tanto mais o papel de cada um importará como elemento de resistência contra o obscurantismo em prol do esclarecimento, do conhecimento, do acesso democrático ao ensino publico de qualidade”, discursou a docente.

Christian André Santos foi um dos graduados da noite do curso de Ciências Sociais. Paraense, o profissional deixou sua terra para vir estudar no Amazonas. “Esse documento [o diploma] é o ponto de chegada, porque o ponto de partida foi mudar de cidade, ficar longe da minha família, mas encontrar também o conselho, o colo, de pessoas muito queridas. Esse momento é muito importante, indescritível. Agora eu sou um profissional”, expôs Christian, que pretende se dedicar aos estudos para obter uma vaga para mestrado ou concurso público. “A Ufam fica como o local que me formou que me preparou, foi uma segunda casa. A Instituição que me deu valores, ideias, conhecimento, tudo que eu preciso para ser um profissional”, finalizou.

Confira a lista de novos profissionais formados pela UFAM:

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CHRISTIAN ANDRÉ DA SILVA SANTOS