Página inicial > Últimas Notícias > Finalistas do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, em Itacoatiara, participam de simulado para o Enade

• Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 17h00
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h42

Texto: Icet/Ufam*
Edição: Ascom Ufam

Os concluintes dos cursos de Agronomia e de Engenharia de Produção, ambos ofertados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da  (Icet), na cidade de Itacoatiara, realizaram, na última terça-feira, 3, simulado para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A atividade abordou os conteúdos de formação geral da prova, composta por dez questões no Exame. A proposta foi a de criar se um ambiente fictício que prepare os acadêmicos para o dia da avaliação, possibilitando verificar previamente o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo geral. A prova simulada ocorreu na sala 205 (bloco A), das 18 às 22h.

Esta mesma ação será realizada com os concluintes de Farmácia, porém, em Manaus, devido à realização de estágio curricular obrigatório da turma na capital amazonense. Além do simulado, a Unidade Acadêmica foi contemplada com a realização de oficinas com outros professores, no intuito de promover a revisão dos conteúdos estudados ao longo da formação superior e dar enfoque às questões objetivas e discursivas similares ao formato do Enade.

Participaram desse primeiro simulado o diretor do Instituto, professor Geone Maia, além de ter o apoio da Coordenação Acadêmica do Icet e de técnico-administrativos em Educação (TAE) para dar o suporte necessário. Atuaram ainda os professores Anderson Lincoln Vital (Coordenação das atividades ENADE), Fabrício Leonardo (curso de Agronomia) e Moisés Coelho (curso de Engenharia de Produção).

Sobre o Enade

O Exame avalia o rendimento dos concluintes da graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e específica, e o nível de atualização deles com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde o ano 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas avaliadas em cada edição. A situação de regularidade de cada estudante é registrada no respectivo histórico escolar e a participação na prova é condicionante para a emissão do diploma.

*Com informações